Para ampliar ainda mais um modelo moderno da educação em Itapevi, a Prefeitura executou 65% das obras da Escola do Futuro da Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Amanduá – Setor A). A previsão é que a unidade escolar seja entregue no primeiro semestre de 2024. O investimento é de aproximadamente R$ 38 milhões.

A unidade vai oferecer ensino de período integral para mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A exemplo das demais, ela também terá piscina aquecida, laboratório e brinquedoteca. O prédio será de dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCDs), pisos táteis e barras laterais.

Ao todo, a Escola do Futuro da Cohab contará com 28 salas de aulas, mais ateliê criativo e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, auditório e parque externo com playground. A grande inovação está na sustentabilidade da edificação.

A nova unidade será alimentada por um sistema de energia solar próprio, com placas fotovoltaicas. Haverá ainda uma cisterna para captação de água das chuvas, Dessa forma, a ideia é se tornar um modelo ecologicamente responsável e correto ambientalmente.

Grade curricular diferenciada

Os alunos terão 32 aulas semanais, das quais 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, com Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo, além da utilização da plataforma Google For Education e de Chromebooks em diversas disciplinas. Cada uma delas terá a duração de 50 minutos.

Os estudantes matriculados receberão quatro refeições diárias: café da manhã; colação (distribuição de uma fruta);  almoço e café da tarde). Estão previstas aulas extras de natação.

Panorama das escolas do futuro

Itapevi conta com três unidades já em funcionamento: Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. Além da Cohab, também está em construção a de Amador Bueno.

A cidade tem ainda outras escolas adaptadas e transformadas para tempo integral: as escolas do futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

Em breve, a Prefeitura deverá iniciar a construção de mais duas unidades educacionais na cidade: as escolas do futuro no Jardim Cruzeiro (Rua Sol) e no Vale do Sol (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, próximo ao antigo cemitério). A Administração planeja também a construção de mais uma escola do futuro no Jardim Bela Vista. Ao todo, serão 10 novas escolas do futuro desde o início dessas implantações, em 2017.

Educa Itapevi

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral. Uma das primeiras unidades que deverá passar por esta mudança, em breve, será o Cemeb Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

A iniciativa é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação. Trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.