Medida atende programa de reabertura de atividades na cidade frente ao novo coronavírus e também o enquadramento de Itapevi na fase 2 Laranja junto ao Governo do Estado de São Paulo

Com a reabertura lenta e gradual de algumas atividades comerciais na cidade, o Fácil Estacionar, sistema de estacionamento rotativo mais conhecido como zona azul, na região central da cidade, volta a funcionar já na próxima segunda-feira (15).

Desde outubro do ano passado a iniciativa foi implantada na cidade com o objetivo de possibilitar a rotatividade das vagas, ordenar o espaço público, além de democratizar e facilitar o acesso às vagas. Os veículos podem ficar estacionados no mesmo local, pelo período máximo de duas horas.

A cobrança, de R$ 2,00 por hora, será feita de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 14h. Do total de vagas rotativas disponíveis, 5% são destinadas a idosos e 2% às PCD (Pessoas com Deficiência).

O retorno do funcionamento do Fácil Estacionar acontece após o governo do Estado de São Paulo enquadrar a cidade de Itapevi na Fase 2 Laranja.

Reaberturas

De acordo com Plano SP, a partir da segunda (15), poderão funcionar com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shopping centers das 11h às 15h; desde que atendam os protocolos sanitários e tenham cadastro no programa Reabre Itapevi, divulgado na última sexta-feira (5) e que pode ser acessado pelo site (itapevi.sp.gov.br/reabre-itapevi).

Cuidados

É importante lembrar que algumas questões precisam ficar claras: a reabertura parcial não é o fim da quarentena; o uso de máscaras é obrigatório; volta às aulas não acontecerão nesta Fase 2 Laranja; se houver aumento do número expressivo de casos e de óbitos, a Prefeitura pode recuar com as aberturas permitidas.