Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Itapevi lançou o inédito programa Aluno Tutor para os estudantes da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Escola do Futuro de Tempo Integral Padre Giovanni Cornaro, na Vila Dr. Cardoso.

O objetivo da iniciativa é preparar os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais Google e se tornem multiplicadores e apoiadores do uso dessas tecnologias em sala de aula.

O programa faz parte do projeto de transformação digital iniciado em 2019 pela Secretaria de Educação do município, em parceria com a Colaborativa (empresa parceira do Google Cloud Specialization Education).

O evento foi direcionado aos alunos e familiares. A programação foi conduzida por especialistas em tecnologias educacionais, que apresentaram o programa aos estudantes e discutiram a importância das habilidades digitais para a educação do Século XXI, para a formação cidadã e para a inserção no mercado de trabalho.

Programa Aluno Tutor

A iniciativa tem como propósito capacitar os estudantes para que utilizem as ferramentas “Google Workspace for Education” em seu dia-a-dia e para que possam auxiliar outros membros da comunidade escolar.

Basicamente trata-se de um conjunto de ferramentas que pode ajudar a aumentar as oportunidades de pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade, ao mesmo tempo em que apoia os objetivos de aprendizagem de professores junto aos seus alunos.

Existem várias versões, mas em todas as edições do Google Workspace for Education incluem Gmail, Agenda, Meet, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sala de Aula, Tarefas, Sites, Grupos, Drive e Painel do Administrador.

Como vai funcionar em Itapevi?

Na rede municipal irão participar 120 alunos, do 4º e 5º ano do ensino fundamental, das cinco Escolas do Futuro da rede (Tarsila do Amaral (Parque Suburbano), Professor Irany Toledo de Moraes (Santa Rita), Professora Magali Trevizan Proença de Almeida (Chácara Santa Cecília), Padre Giovanni Cornaro (Cardoso) e Governador André Franco Montoro (Cardoso)).

Os estudantes terão acesso a um curso a distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), no qual aprenderão sobre as principais ferramentas do Google, e participarão de encontros síncronos de formação, conduzidos por especialistas.

Para receberem o certificado de alunos tutores, os alunos precisarão realizar o curso na plataforma online, realizar as atividades avaliativas ao final de cada encontro, bem como os cenários práticos que irão compor o portfólio do curso. Ao final, eles terão ainda que comprovar o atendimento a um professor da rede, demonstrando, assim, que estão aptos a atuar como multiplicadores da cultura digital em suas escolas.

Itapevi Cidade Educadora

Tendo em vista a importância da educação para a formação integral e crítica de cidadãos do futuro, o município de Itapevi adota, desde 2019, o Educa Itapevi. As iniciativas que integram o plano vão desde parcerias com empresas e instituições de ensino ao investimento na infraestrutura física e tecnológica das unidades escolares do município.

A parceria com o Google for Education permitiu a capacitação de centenas de colaboradores da rede de ensino, que receberam capacitação em ferramentas de tecnologia educacional da empresa, além das formações direcionadas para diferentes segmentos (administrativo, ensino fundamental e educação infantil).

A iniciativa prevê ainda a capacitação dos alunos tutores e a certificação internacional de educadores da rede e o reconhecimento de escolas e, futuramente, da rede, com o selo de referência Google for Education.