Uma manhã para entender como funciona a Câmara Municipal de Vereadores de Itapevi. Foi isso que ocorreu, na quarta-feira (18), com 42 estudantes, com idade entre 9 e 11 anos, dos 4º anos C e D do Cemeb João Guimarães Rosa, do Jardim Vitápolis. Os alunos participam do Programa Escola no Legislativo (PEL), a ideia é estimula os alunos a aprenderem sobre as atividades do Legislativo.

O projeto acontece por intermédio da Escola do Parlamento em parceria com a Secretaria de Educação, uma parceria entre a Câmara e a Prefeitura.

Ao chegarem, os estudantes do Cemeb João Guimarães Rosa foram recepcionados pelos Servidores do Legislativo, que conversaram um pouco sobre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), exibiram um vídeo sobre “O papel do Vereador” e acompanham, desta vez, a Sessão Ordinária Mirim, presidida por oito adolescentes dos 17 integrantes anuais que fazem parte dos eleitos como vereadores mirins, cada um por uma escola: 16 do Estado e um de uma escola particular do município. Os alunos da rede municipal fizeram ainda visita aos gabinetes dos vereadores.

Na ocasião, as crianças também tiveram contato com o Programa Vereador Mirim, uma iniciativa política pedagógica entre a Câmara Municipal e a Secretaria Estadual de Educação,  que acontece desde meados de 2017 e já envolveu mais de 10 mil estudantes das 22 Escolas Estaduais e 5 Escolas da rede particular de Itapevi.

A iniciativa é voltada aos estudantes com idades entre 11 e 14 anos com o objetivo de promover a participação e o aprendizado de jovens no cotidiano do Legislativo, por meio do envolvimento destes adolescentes em sessões mirins presididas pelos próprios estudantes com o apoio de técnicos do legislativo.

Neste ano, 12 escolas municipais aderiram ao PEL. As visitas dos estudantes à Câmara começaram no dia 13 de agosto e se encerram no dia 27 de novembro. A estimativa é de que 1.061 estudantes dos 4º anos, crianças com idade entre 9 e 11 anos, participem do programa.

O PEL foi iniciado em 2008 e visa educar, estimular e qualificar para o exercício da cidadania. Aumentar o conhecimento das crianças e adolescentes do município sobre o funcionamento das instituições política. Desde o início do programa, 18.061 alunos já participaram das ações, beneficiando estudantes de todas as escolas municipais de ensino fundamental e especial.