A Prefeitura promoveu, na quarta-feira (18), uma oficina de recicláveis de produção de carteiras e porta-moedas. A confecção dos objetos foi idealizada a partir de materiais de baixo custo com o uso de caixas de leite e tecidos. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Maristela.

O público-alvo foi composto por beneficiários de programas sociais atendidos pelo CRAS. Cerca de 30 pessoas participaram homens, mulheres, jovens e crianças com idade de cerca de 10 anos. A ação é desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

A iniciativa visou sensibilizar os participantes sobre a importância da conservação dos recursos naturais, despertar o interesse para a reciclagem, estimular o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais como uma alternativa para geração de renda. A iniciativa é parte da Semana de Educação Ambiental, que acontece entre os dias 16 e 22 de setembro.

A palestra foi ministrada por Maria Luiza Osakabe, arquiteta urbanista, e Margarete Gomes, graduanda em Licenciatura em Artes Visuais, ambas funcionárias da Secretaria de Meio Ambiente.

A mesma  ação será realizada nos demais CRAS da cidade. As datas prévias estão definidas para o mês de outubro e farão parte de um projeto paralelo da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

A ideia será sensibilizar sobre a problemática relacionada com a geração crescente de resíduos sólidos e apresentar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais como alternativas para minimizar os efeitos ambientais deste cenário, além de oferecer uma oportunidade para geração de renda com o uso de materiais reutilizáveis.