Cerca de 135 alunos do Cemeb Profª Maria Zibina de Carvalho, no Alto da Colina, receberam, na tarde desta quarta-feira (18), certificados de participação da palestra “Uma Via de Mão Única”, sobre educação no trânsito, promovido pela Prefeitura de Itapevi.

Além dos alunos do Zibina, outras escolas também passaram por formação em agosto. Os encontros dão continuidade às ações de formação do Maio Amarelo, nas escolas da rede municipal e que acontecem até o final do ano letivo.

“Eu gostei muito. Aprendi muitas coisas importantes como a olhar dos dois lados da rua antes de atravessar e também aprendi a identificar as placas de trânsito”, explica João Henrique dos Santos, que recebeu todo orgulhoso seu certificado de participação.

As palestras são realizadas pelo Núcleo de Educação de Trânsito do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Itapevi, sob a coordenação de Renato José de Souza.

Segundo ele, o objetivo é conscientizar as crianças sobre os perigos no trânsito. “Com o conhecimento, elas atuam como agentes multiplicadores das informações referentes ao trânsito, cobrando de pais, familiares e amigos melhores condutas que ajudam a prevenir futuros acidentes”, explica o coordenador.

Até o momento, 950 estudantes dos terceiros e quartos anos da rede municipal de ensino – crianças com idade entre 8 e 10 anos -, foram beneficiados pelo projeto.

As aulas acontecem até dezembro, quando termina o ano letivo. A previsão do Demutran é que até o final do ano sejam capacitados 1.600 alunos.

Semana Nacional do Trânsito

Até o dia 25, acontece a Semana Nacional de Trânsito. A iniciativa é coordenada pelo Demutran de Itapevi, que segue determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como mote neste ano o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”.

Durante a ação, a administração municipal tem colocado faixas informativas nos semáforos, entrega gratuita de panfletos aos motoristas e comerciantes, bem como distribuição gratuita de antenas corta linha de pipa aos motociclistas, além da entrega de certificados de programas de educação no trânsito para estudantes do município.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009, em 178 países.

Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia.