A programação esportiva do futsal na cidade será movimentada neste sábado (25) e neste domingo (26). Todos os jogos acontecem no Ginásio de Esportes do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Rua Turiaçu, 8 – Alto da Colina). Todas as partidas são gratuitas e com entrada livre.

A primeira partida acontece no sábado (25), às 14h, entre os vencedores da semifinal da Copa Ouro, que serão conhecidos nesta quarta-feira (22), em jogos realizados às 19h45 e 20h45. A segunda grande final e principal será dos finalistas do Campeonato Municipal de Futsal, às 16h. O duelo será da elite da Série A1 entre Firenze Futsal e Associação Esporte Clube Milan.

No domingo (26), às 9h30, acontece a terceira partida das finais do futsal. Será pelo Campeonato Municipal Sênior – Categoria Veterano, também no CIE. Disputam Firenze Futsal e Associação Esportiva Águia de Ouro.

Campeonato Municipal de Futsal

Com 11 equipes participantes da competição, a Prefeitura, em parceria com a Laifs (Liga Amadora de Itapevi de Futsal), promove as finais do Campeonato Municipal de Futsal neste sábado (25), às 14h e 16h.

O Milan é o último campeão de 2022 e irá enfrentar a qualificada equipe de Firenze. Às 14h acontece a final da Super Copa Ouro, para as equipes que avançaram até às quartas de final do Municipal.

O Campeonato Municipal de Futsal iniciou em 18 de junho, com jogos sempre às sextas e aos sábados no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), no Alto da Colina. Além da equipe sagrar-se campeã, poderá disputar a Copa dos Campeões em maio de 2024, mês de aniversário da Laifs.

Na categoria Série A1, 165 atletas participam desta competição no futsal.

Super Copa Ouro

A competição acontece entre as equipes finalistas que avançaram até as quartas de final do Campeonato Municipal de Futsal. É considerada um prêmio para as equipes perdedoras do Municipal.

Como o campeonato é muito disputado nas quartas de finais, a competição tem um atrativo a mais que é premiar os participantes que não chegaram às finais com a entrega de um novo troféu.

As semifinais da Super Copa Ouro começam nesta quarta-feira (22). Disputarão as partidas Furacão e Bola na Rede FS, às 19h45. Na sequência jogam Família FS e Resenha FC, às 20h45. A final será disputada no sábado (25), às 14h, entre os vencedores das duas partidas desta quarta-feira.

Campeonato Municipal Sênior – Categoria Veterano

No domingo (26), às 9h30, o Ginásio de Esportes do CIE recebe a final do Campeonato Municipal Sênior – Categoria Veterano. Duelam na grande final Firenze Futsal e Associação Esportiva Águia de Ouro.

A competição reuniu 12 equipes neste ano, com jogos iniciados no dia 28 de maio sempre no CIE. As partidas contam com atletas com idade a partir de 34 anos. O objetivo da competição é promover o convívio e a boa prática esportiva entre os jogadores amadores do município.

Parceria entre Prefeitura e Liga

Por meio da assinatura do termo de colaboração, a Prefeitura é responsável pela cessão do espaço público para campeonatos, pagamento de arbitragem, premiação (troféus e medalhas) e espaço para sede da liga. No caso da seleção de futsal que disputa campeonatos na Federação Paulista, libera espaço para os jogos, fornece uniformes dos atletas, material esportivo, transporte para atletas, alimentação, pagamento de taxas, inscrição de atletas e arbitragem dos jogos junto a Federação.

Já a contrapartida da liga fica incumbida de organizar e promover campeonatos e torneios; incentivar a prática do futebol de futsal desde iniciação até o estágio de competição; projetar o nome de Itapevi a nível estadual ou eventualmente nacional; realizar atendimento a todos os praticantes, confeccionar tabelas, súmulas de jogo e regulamento, realizar julgamentos, marcar e presidir reuniões e conselhos arbitrais, enfim toda parte administrativa e organizacional das competições.