O tradicional ‘futebol de rua’ também é valorizado em Itapevi. A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (21), a competição “Golzinho Misto Callerejo”, parte dos JEI (Jogos Escolares de Itapevi). O evento é promovido pelo programa Aprendizagem pelo Movimento, da Educação Física Escolar. A competição reúne cerca de 240 estudantes dos 5º anos de 24 escolas da rede municipal de ensino.

Todas as disputas são no Cemeb Dona Floriza Nunes de Camargo, das 9h às 16h, na Praça XV de Novembro, no Jardim Rainha. As equipes são com meninas e meninos. O objetivo da iniciativa é promover a interação entre os jovens e estimular a socialização.

O JEI é uma variação de modalidades esportivas do antigo JIM (Jogos Interescolares Municipais), iniciado em 2010 e que aconteceram até 2016. Durante as competições dos Jogos, as crianças selecionadas têm direito ao transporte e recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo custeado pela Prefeitura.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

Iniciativa da Secretaria de Educação, o programa tem 15 anos e conta com formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina de Educação Física, subsidiando a prática do professor e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos. Atualmente, 114 professores da rede municipal de ensino fazem parte do programa.

O programa estimula também nas unidades escolares o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e construção de valores, como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.