Ação tem como intuito garantir sossego e o bem-estar do cidadão; no último mês, cinco bailes funks foram interrompidos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi realizou 51 edições a Operação Noite Tranquila até novembro de 2020. Apenas no último mês de novembro foram realizadas 11 ações conjuntas com a Polícia Militar e o Setor de Fiscalização de Posturas do município.

Em novembro foram atendidas 59 ocorrências de perturbação de sossego e elaborados 44 boletins de ocorrência. A Prefeitura ainda notificou 11 estabelecimentos comerciais por irregularidades e 12 comércios foram lacrados. Houve a interrupção de cinco bailes funks por promover aglomerações e mais de 1,5 mil pessoas foram dispersas nos eventos ilegais.

Os trabalhos da operação acontecem desde 2017, mas devido a pandemia de Covid-19 foram suspensas em meados de março deste ano e retornou no dia 4 de setembro. O retorno foi necessário devido aumento de denúncias relacionadas à perturbação do sossego neste período.

As ações acontecem em todos os bairros da cidade sem prévio aviso, exatamente para flagrar irregularidades. Elas acontecem às sextas e sábados, a partir das 21h. E aos domingos, a partir das 14h.

A Noite Tranquila é parte do programa Cidade Segura, uma iniciativa que tem como objetivo garantir a segurança da população e combater bailes funk e pancadões sem autorização.

A operação é realizada pela ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Canil e ROM (Ronda Ostensiva em Motocicleta) e conta com o apoio das equipes de plantão das corporações envolvidas, da Polícia Militar e do Setor de Fiscalização de Postura do município. Cerca de 25 homens compõe a força-tarefa.

Como denunciar

Para denunciar bailes e qualquer tipo de incidente ou irregularidade, a população pode entrar em contato com a GCM pelos telefones 153 e pelo 190 da Polícia Militar – todos com atendimento 24 horas por dia.