Garantir a segurança do cidadão, da cidade e dos equipamentos públicos são algumas das tarefas da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, que celebrou, nesta terça-feira (5), 26 anos de existência. A solenidade comemorativa aconteceu na Arena Parque, na Vila Nova, e reuniu cerca de 1 mil participantes entre agentes de segurança da região, familiares, autoridades e amigos da corporação.

Foram entregues medalhas decenais para os GCMs que completaram 10 e 20 anos de serviço, além de medalhas de mérito por ocorrências de destaque e bons serviços prestados aos munícipes.

Os GCMs que receberam as medalhas de 10 e 20 anos de serviços prestados foram Adilson Aparecido de Lima, Anderson Mariano, Ariane Grace Cruz Santana dos Santos, José Wilson da Costa Ferreira, Mardonio Oliveira Martins, Milton Antônio de Oliveira, Raimundo Cláudio Pereira Lopes, Roseli Petrucci, Sebastião Gomes e Wilson Jose Costa.

Foi realizada também uma homenagem póstuma à subinspetora Vanda Maria Rocha Alves (falecida aos 66 anos) com a entrega de medalha de honra ao mérito aos familiares.

Também foram homenageados com medalhas de láurea de mérito pessoal  Guardas que se destacaram no atendimento de ocorrências e serviços prestados nos anos de 2022 e 2023. Foram eles Adriano do Nascimento, Alexandre Makei de Almeida, Antônio Lourenço de Sousa Silva Moretti, Carlos Felipe Eloi dos Santos, Diego Oliveira de Andrade, Elaine Francisco da Silva, Erik García Marinho Teixeira, Flávia Aparecida Rissi, Flávio de Oliveira Porto, Henrique Orlando da Silva, Jedisson Ferreira da Silva, Joel de Jesus Guilherme Junior, José Carlos Batista Santos, Leandro Roberto Gomes Alves, Lincoln de Aguiar Gomes, Luciana da Penha Sousa Pereira, Luiz Antônio Fonseca Góes, Magda Cristina Sanches de Souza, Marcio Silva dos Santos, Nivaldo José dos Santos, Odair Maia, Ronaldo Eustáquio Olímpio Gomes, Tiago Santana de Araújo, Walmir Marques de Souza, Willian Farias Santos e Willian Kiyoshi Souza.

Sobre a GCM

Foi criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 3. O efetivo da GCM é composto, atualmente, por 216 agentes em seu efetivo, 42 veículos (entre carros e motocicletas), 8 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França), Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro (Terminal Rodoviário) e móveis situados na região central.

Atualmente, a corporação conta ainda com o COI (Centro de Operações Integrada), no Jardim Santa Rita, que coordena todas as ações da Guarda diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento comunitário, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Rondas Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, GET (Grupamento Especializado de Trânsito), Guardiã Maria da Penha (em cooperação com Ministério Público), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulhamento Regional Bairro a Bairro e a Banda da GCM.

A sede administrativa da Guarda Municipal está localizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 860 – Vila Santa Rita) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço operacional da Guarda Civil Municipal funciona 24 horas.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelos telefones 199 e 153.