Nesta terça-feira (22), agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi e da Polícia Militar Ambiental prenderam, em flagrante, um homem de 49 anos por maus-tratos à animais domésticos e silvestres e por mantê-los em cativeiro clandestino no Jardim Paulista.

De acordo com os agentes, eles receberam denúncia de que 10 cães de raça eram mantidos em cativeiro clandestino, sendo nove deles american bully e um pittbull. Todos com as orelhas cortadas por procedimentos estéticos. A prática é considerada mutilação pela resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (legislações 877/200 e 1027/2013). O procedimento também é proibido aos médicos veterinários.

Dos 10 cães encontrados, oito deles em condições de maior vulnerabilidade foram encaminhados para o canil parceiro da Prefeitura, onde passaram por avaliação médica e passam bem. No local, foram ainda encontrados quatro jabutis e um filhote jacaré de papo amarelo, que acabou fugindo para um lago artificial na propriedade fiscalizada.

O homem recebeu uma multa no valor de R$ 37 mil pelos maus-tratos animais. Na delegacia, ele negou ter cortado as orelhas dos cães, comercializar os jabutis e o jacaré e ainda por ser o responsável pelos animais, que deverão ser recolhidos em breve e levados para órgão ambiental especializado no resgate de animais para manejo e destinação legalizada.