A terça-feira (22) foi marcada pela concretização de um sonho para mais 27 comerciantes da cidade. Eles receberam da Prefeitura de Itapevi a entrega das chaves dos boxes/quiosques da nova área de comércio popular, a ItapeVila de Compras Cohab, que funciona entre as Avenidas Pedro Paulino e a Yasmin Aparecida Pacheco Godoy. O espaço também ganhou nova iluminação de LED, que oferece mais conforto e segurança para comerciantes e consumidores.

O evento contou com a autorização da liberação de R$ 40 milhões em recursos para obras e ações na Cohab. Dentre elas, estão sendo destinados R$ 25 milhões para a construção da nova Escola do Futuro em Tempo Integral da Cohab, que ficará situada nos três campos do Setor A. Também foi anunciada a liberação de recursos na ordem de R$ 13 milhões para o novo Parque linear da Cohab e R$ 2 milhões para a construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab.

Para Aureni Aparecida de Souza, comerciante contemplada com o box, as chaves representam “um sonho não apenas meu, mas de muitos ambulantes da região da Cohab. É uma oportunidade especial. Vamos procurar zelar pelo espaço. É a chance de termos um dia melhor e mais digno de trabalho”, afirmou.

A iniciativa do ItapeVila é fruto dos processos de chamamentos públicos iniciados nos meses de fevereiro, maio e julho do ano passado, que contempla 27 comerciantes. Eles agora contam com a permissão de uso a título precário e oneroso do espaço público. São 23 quiosques e quatro carrinhos autorizados a vender os seus respectivos itens.

O local foi custeado 100% com recursos da Prefeitura. São quatro comerciantes do ramo alimentício que utilizam carrinhos próprios. Os demais 23 quiosques estão distribuídos entre: 6 do ramo de vestuário; 6 de armarinho; 4 da área de hortifrutigranjeiros e legumes; um (1) de doces; 3 de lanches e salgados; um (1) de calçado e sandálias e 2 de flores.

Os pontos comerciais possibilitam mais dignidade, segurança e infraestrutura para os contemplados. O tamanho dos quiosques é o mesmo dos já existentes no Centro e no Vitápolis, com 2 metros de largura, por 1,60 metro de comprimento e 2,2 metros de altura.

Sobre o ItapeVila de Compra

O ItapeVila surgiu de uma proposta inovadora por parte da administração municipal, visando revitalizar as ruas das áreas comerciais nas diferentes regiões da cidade com um padrão urbanístico diferenciado.

Em junho de 2020, 46 comerciantes receberam da Prefeitura de Itapevi as chaves dos quiosques instalados no ItapeVila de Compras (Rua Clara Coluzzo Piazza, via ao lado da Caedu, no Centro). Em agosto do ano passado, mais 35 comerciantes da cidade ganharam as chaves dos quiosques da área de comércio popular, a ItapeVila de Compras Vitápolis, que funciona na Rua Osvaldo Francisco, em frente à estação de trem da CPTM Eng. Cardoso. Com as novas entregas de chaves, ao todo, 108 comerciantes já foram beneficiados com os espaços regularizados.

Regularizando comércio popular

A medida proporciona trabalho mais digno, melhoria na qualidade de vida e aumento da renda das famílias destes comerciantes. Com esse avanço também trouxe a formalização do negócio, já que agora pagam as taxas municipais para funcionamento. A cidade se beneficia com o fomento do comércio e consequentemente o desenvolvimento econômico do município.