Centro de Hemodiálise foi construído com parte da arrecadação do IPTU

O contribuinte de Itapevi terá pelo segundo ano consecutivo um desconto de 10% para o pagamento em duas parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2020. A primeira parcela vence no dia 17 de fevereiro e a segunda em 13 de março.

Os proprietários ao optarem por essa modalidade devem pagar as vias azuis do carnê, que será distribuído a partir do dia 27 de janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo, contribuintes que pagarem em dia terão a oportunidade de concorrer ao IPTU Premiado.

Também é possível quitar o IPTU em 10 parcelas, sem desconto e sem juros, com o primeiro vencimento em 16 de março, por meio do pagamento mensal das vias brancas do talão. A última parcela vence no dia 15 de dezembro.

O pagamento poderá ser realizado em casas lotéricas e nos bancos Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Bradesco.

A arrecadação do imposto permite à administração pública investimentos em diversas áreas, de obras de infraestrutura e pavimentação de ruas até nos desenvolvimentos de programas sociais e melhorias na educação e saúde, como nas construções das Escolas do Futuro de Tempo Integral e da implantação do Centro de Hemodiálise.

Em 2020, o IPTU será cobrado de 48.902 imóveis, com arrecadação prevista de aproximadamente R$ 52 milhões. Neste ano, não houve aumento, apenas reajuste de 2,54% seguindo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de novembro de 2018 a outubro de 2019, segundo informou a Secretaria da Fazenda e Patrimônio.

Isenções

Aposentados e pensionistas que recebem menos de dois salários mínimos, como única fonte de renda, não precisam pagar o imposto.

Também são isentos proprietários titulares e moradores de um único imóvel residencial com área de terreno menor ou igual a 500m² e área edificada menor ou igual a 100m² e com idade igual ou superior a 65 anos.

O munícipe que se enquadra nessas categorias deverá requerer o benefício pessoalmente ou por meio de procurador no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde), até o último dia útil do mês de março. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar os seguintes documentos: título de propriedade do imóvel; carnê do IPTU; RG; CPF; comprovante de rendimento dos últimos três meses; e Carta de Concessão expedida pelo INSS, comprovando a condição de aposentado ou pensionista quando for o caso.

Cadastro Desatualizado

Se o carnê não tiver o número do CPF do contribuinte, isso significa que o cadastro deve estar desatualizado. Para regularizá-lo, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Patrimônio de Itapevi pelo telefone 4143-8090 ou pelo e-mail sec.receita.cimob@itapevi.sp.gov.br.

Segunda via

Para obter a segunda via do IPTU, é preciso acessar o portal da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br) e clicar nas abas: ‘Cidadão’; ‘2ª Via de Tributos’ e ‘2ª Via de Emissão’, onde deve preencher o campo ‘IPTU’ com número de inscrição do imóvel, CNPJ ou CPF do proprietário, compromissário ou posseiro, para em seguida selecionar o campo ‘Exercício de 2020’.

IPTU Premiado 2020

Criado pela Prefeitura em 2018, o sorteio do IPTU Premiado de 2020 será em 5 de dezembro, com a mesma premiação das edições anteriores: um automóvel 0 km, uma televisão de 43 polegadas, um notebook, um smartphone, uma bicicleta e um tablet.

Para participar, os contribuintes devem estar com o pagamento do carnê do imposto em dia, e com o imóvel registrado na Prefeitura até o dia anterior ao sorteio.

Caso o contribuinte esteja em situação de acordo ou parcelamento, deve estar com pelo menos 50% das parcelas pagas até a data da premiação.

Atendidas essas exigências, a participação é automática: todos os contribuintes recebem dois números da sorte de cinco dígitos, localizados na terceira página do carnê do IPTU do ano corrente, que são utilizados no sorteio da Caixa Econômica Federal.