Iniciativa visa estimular hábito da leitura para público acima de 60 anos, promovendo cidadania e o desenvolvimento pessoal

A Prefeitura de Itapevi, em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura, inicia, nesta terça-feira (3), em Itapevi, o projeto Clube da Leitura 6.0. As atividades vão atender 50 idosos atendidos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Maristela, Cardoso, Aurora, Amador Bueno, além do CCI (Centro de Convivência do Idoso, no Bairro dos Abreus.

O projeto é uma iniciativa da Fundação, selecionada em edital público do Conselho Estadual do Idoso e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, para captação de recursos privados para o Fundo Estadual do Idoso.

O objetivo da ação é fomentar práticas sociais de leitura para desenvolver o indivíduo e promover sua cidadania, resultando em mais cultura, entretenimento, inclusão digital e saúde. O foco do projeto é atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Sobre o projeto

O Observatório do Livro e da Leitura começou a implantar, em fevereiro, 100 clubes de leitura digital espalhados por Itapevi e em mais 17 cidades do Estado de São Paulo. Cada clube será constituído por dez integrantes que vão ler um e-Book, por mês, e participarão de encontros semanais com leituras e sessões de biblioterapia para falar da obra lida e de situações narradas pelos autores e vivenciadas pelos personagens.

O projeto terá um ano de duração e beneficiará 1 mil idosos contando todas as cidades contempladas no estado, que terão acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20 mil títulos de todos os gêneros. As leituras poderão ser feitas tanto na primeira parte das reuniões dos clubes em tablets fornecidos pelo projeto quanto em dispositivos dos próprios participantes, inclusive com a internet desligada, em casa, bibliotecas e outros locais, a partir de computadores, tablets ou celulares.

Os encontros acontecerão em bibliotecas, centros culturais, centros de convivência de idosos, escolas, fábricas, sindicatos e associações, entre outros. Junto à Itapevi estarão Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Suzano, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José do Rio Preto, São Carlos e Sertãozinho. São Paulo também faz parte da ação.

No final do projeto, os participantes vão reescrever o final de um dos livros lidos, e os textos serão publicados em e-Books.

A iniciativa do Clube do Livro 6.0 é da Organização Social Observatório do Livro e da Leitura, que propôs a parceria a Itapevi, a qual foi aceita por se enquadrar no plano de políticas públicas já desenvolvidas no município, com ênfase nas práticas sociais de cultura, entretenimento, inclusão digital, saúde e vida mais saudável.

“Ao mesmo tempo em que há uma forte pegada cultural, a partir da leitura literária, o projeto propicia a inclusão digital, espaços de convivência, entretenimento e lazer e, ainda, ajudará a lidar com questões típicas da faixa etária, tais como abandono, solidão, isolamento social, agressividade e depressão”, afirma o presidente do Observatório, Galeno Amorim.

O Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura e conta com patrocínio de Lojas Americanas, Americanas.com, GetNet, Bic, Deloitte, Raízen, Bayer, Metso e Sotreq. Entre os apoiadores, figuram órgãos como o Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo e as prefeituras das cidades, instituições e empresas.