Medidas restritivas contra a Covid-19 que colocavam a cidade na Fase Laranja são relaxadas e setores da economia passam a ter mais flexibilidade de funcionamento a partir desta segunda (8)

Neste sábado (6), a Prefeitura de Itapevi publicou o decreto 5.604 do Diário Oficial flexibilizando a quarentena da pandemia da Covid-19. Com a decisão, a cidade saiu da Fase Laranja e passou para a Fase Amarela.

A medida leva em consideração o novo anúncio e reclassificação do Plano São Paulo em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (5) pelo Governo do Estado de São Paulo, que indicou melhorias quanto ao avanço e proliferação do coronavírus.

A Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo, em conformidade com o plano Reabre Itapevi, é uma estratégia definida para retomar, com segurança, a economia do estado e do município durante a pandemia de Covid-19.

Na prática, o comércio pode ficar aberto por até 12 horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e manutenção dos protocolos de saúde. Com isso, bares, por exemplo, podem funcionar até as 20h e restaurantes até as 22h. A venda de bebida alcoólica só é permitida até as 20h.

Com a cidade na Fase Laranja, os bares estavam proibidos de funcionar com atendimento presencial e os restaurantes tinham que fechar às 20h.

Nesta fase comércio e shoppings poderão funcionar por 12 horas (entre 6h e 22h). Academias, salões de beleza, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar também por até 10 horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 22h.

O Parque da Cidade – “Vereador Luciano de Oliveira Farias – Bolor” passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e das 17h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. As áreas de lazer de Itapevi, como: quadras e Areninhas estão autorizadas a funcionar com 40% da capacidade.

Além de operar com o atendimento presencial limitado, todos os protocolos de segurança devem ser mantidos com extremo rigor, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento social.