Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Itapevi entregou a premiação para os oito vencedores das categorias Sub-9 e Sub-10 do 2º Torneio de Jogos Matemáticos na rede municipal de ensino. Mais de 2,1 alunos participaram das etapas seletivas. As primeiras finais aconteceram na sexta-feira passada (23), nas categorias Sub-5 e Sub-7.

A competição teve como objetivo estimular o desenvolvimento de raciocínio lógico e estratégico, além de aprimorar as capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos. As seletivas começaram em 15 de março nas próprias escolas e a fase final aconteceu na Secretaria de Educação, no Centro.

Os jogos foram realizados em quatro categorias (Sub-5, Sub-7, Sub-9 e Sub-10) e contaram com quatro modalidades: Salto do Cavalo (Pré-II), Chung Toi (1º e 2º anos), Queah (3º e 4º anos) e Mancala (5º ano).

Todos os professores e alunos que disputaram a final receberam um certificado de participação e menção honrosa.

Neste ano, participaram da competição 2,1 mil alunos do Pré-II ao 5º ano – um aumento de 162,5% em relação a 2018, quando 800 estudantes se inscreveram. Já o crescimento de adesão de escolas foi de 58,3% – 19 neste ano, contra 12 no ano passado.

“É impressionante perceber o desenvolvimento na aprendizagem das crianças por meio da matemática, que estimula a cognição e a capacidade de tornar decisões rápidas e assertivas”, destacou a secretária de Educação, Eliana Cruz.

Os inscritos participaram dos jogos até junho, quando houve a escolha dos finalistas do torneio. Na categoria Sub-5, 10 atletas participaram das finais e na Sub-7 foram 12 competidores. Nas competições do Sub-9, 12 jogadores disputaram o título e no Sub-10 foram 24 competidores disputando os primeiros, segundos e terceiros lugares.

Apenas o primeiro colocado de cada categoria irá representar Itapevi no 2º Campeonato JogoMat da USP (Universidade de São Paulo), que acontece já neste sábado (31), das 8h30 às 12h30, no IME–USP (Instituto de Matemática e Estatística), na capital.

“A partir do momento em que as crianças tiveram contato com a matemática isso facilitou nossa forma de integrá-las em sala de aula, com os colegas e a família”, avalia o professor Evandro Barbosa, acompanhado de Dayne Albuquerque, professora que coordena a ação na cidade.

2º Torneio Interescolar de Jogos Matemáticos

Os campeões das categorias Sub-9 e Sub-10, nas modalidades de Queah (3º e 4º anos) e Mancala (5º ano) foram:

Sub-9

1º Lugar – João Gabriel dos Santos – 4º Ano (Cemeb Paulo Freire – Jardim Nova Itapevi)

2º Lugar – Yuri Rodrigues de Araújo– 4º Ano (Cemeb Maria Roncagli Michelotti – Chácara Vitápolis)

3º Lugar – Yuri Wallace Ferreira do Nascimento Batista – 4º Ano (Cemeb Vereador Roberval Luiz Mendes da Silva – Parque Mira Flores)

4º Lugar – José Victor Gomes Rodrigues – 4º Ano (Cemeb Paulo Freire – Jardim Nova Itapevi)

Sub-10

1º Lugar – Israel Novaes Pinto Pereira – 5º Ano (Cemeb Irany Toledo de Moraes- Jardim Santa Rita)

2º Lugar – Lorhaynne Cristina de Queiroz Santos – 5º Ano (Cemeb Irany Toledo de Moraes –Jardim Santa Rita)

3º Lugar – Vitor Hugo de Paula Guimarães – 5º Ano (Cemeb Orlando Villas Bôas – Jardim Nova Cotia)

4º Lugar – Samuel Oliveira Sousa – 5º Ano (Cemeb Maestro Heitor Villa Lobos – Parque Suburbano)