Neste domingo (9), teve início a 1ª Divisão Campeonato Municipal de Futebol de Itapevi, com rodada disputada no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Vila Nova Itapevi (Rua Samuel da Rocha Galvão, 175). Ao todo, participam da competição 16 equipes, divididas em duas chaves.

O campeonato terá duração de cerca quatro meses e a final está prevista para o dia 6 de outubro, às 9h15, no Estádio Municipal. O torneio é organizado pela Liga Itapeviense de Futebol (LIF) com apoio da Prefeitura.

Todos os jogos do Campeonato Municipal de Itapevi têm duração de 40 minutos, são abertos ao público e têm entrada gratuita.

As equipes da 1ª Divisão jogam sempre aos domingos, a partir das 9h15, e o último jogo acontece às 14h30. São sete rodadas em fase de grupos, disputadas até o dia 15 de setembro.

Durante a competição, os times disputam contra todas as equipes do mesmo grupo. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as etapas de quartas-de-finais.

As quartas-de-finais serão disputadas no dia 22 de setembro, das 9h15 às 14h30, no Estádio. As semifinais da competição serão jogadas no dia 29 de setembro, às 11h e às 13h. Já a final acontece no dia 6 de outubro, às 9h15.

No grupo A estão: Ambuitá, Cardoso, Rainha, Vila Gióia, Dourados do Morro, Furacão, Juventos e Malvinas. Já no Grupo B estão: Boca Júnior, Milan, Atlético Pinheiro, Primos, Explosão, Serra Nova, Vila Nova e Santo Antônio.

Neste domingo (9), estrearam, às 9h15, Ambuitá e Cardoso, com a vitória do Cardoso por 1×0. Na sequência, às 11h10, jogaram Rainha e Vila Gióia – o Rainha foi o vencedor com folga em resultado de 3×0.

O terceiro jogo, às 12h50, foi entre Dourados do Morro e Furação, com o primeiro batendo o segundo em 2×0. A última partida, realizada às 14h30, ficou empatada em 1×1 entre Juventos e Malvinas.

Em 2016, a 1ª Divisão teve o Rainha como campeão. No ano seguinte, a equipe vencedora foi o Cardoso e o mais recente campeão, no ano passado, foi o Ambuitá, que tentará o bicampeonato da competição.

Ao mesmo tempo, serão rebaixados os quatro piores times do campeonato, enquanto os  quatro melhores da 2ª Divisão ascendem para o torneio principal.

Organização

O Campeonato Municipal de Itapevi começou a ser realizado em 1988. O campeão e vice-campeão do campeonato são premiados com troféu e medalhas.

A Prefeitura é responsável pela disponibilização da arbitragem e pela manutenção da estrutura física do estádio, como qualidade do campo, arquibancadas, alambrado e a iluminação, bem como pela entrega da premiação e cessão do estádio.

“Desde 2017 fortalecemos e apoiamos o futebol amador tendo em vista nível técnico semelhante ao profissional do país”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Cláudio Dutra.

Já a Liga organiza a tabela, inscrições de atletas e regulamentação da competição. “A competição é tradicional e sempre movimenta a cidade. Queremos propiciar qualidade de vida aos praticantes do esporte”,  disse José Lúcio Flávio Oliveira Elói, presidente da entidade.

Outras divisões

Com 16 times,a 2ª divisão começou no sábado (8), com partida de abertura entre Beiçola e Estrela. Todos os jogos também serão realizados no Estádio Municipal e sempre aos sábados.

A competição tem final no dia 29 de setembro, às 8h45, e segue o mesmo formato da 1ª divisão.

Os jogos das equipes da 4ª divisão, que reúnem 50 times amadores da cidade, começaram em maio. Já o torneio da 3ª divisão, com  24 equipes, teve início no início de junho.