Para interromper a transmissão e oferecer tratamento adequado aos pacientes, a Prefeitura de Itapevi vai iniciar, a partir do dia 15, mais uma edição da Campanha de Intensificação da Busca Ativa à Tuberculose na cidade. Neste ano, haverá um reforço ainda maior nesse combate, com a realização de exames rápidos junto ao público mais vulnerável à doença. Também haverá uma ampla ação de orientação em locais de grande concentração de pessoas.

A nova edição começa na próxima segunda-feira (15) e prossegue até 29 de abril. Nesse período, os profissionais da saúde também irão acentuar a busca ativa de pessoas que têm a doença em todas as unidades da rede municipal. Nessa lista, entram o Pronto-Socorro Central, Pronto Atendimento Amador Bueno e Cardoso, as unidades básicas de saúde (UBS) e as de Saúde da Família (USF).

Com essa estratégia, a ideia é manter um trabalho bem sucedido e amplamente reconhecido. No ano passado, a Prefeitura recebeu do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado uma certificação pelas ações neste sentido realizadas em 2023.

A Busca é realizada a cada seis meses por orientação da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A segunda fase da campanha deste ano acontece no segundo semestre. Em 2023, foram detectados 145 casos novos de tuberculose no município e 6 mortes pela doença. No ano anterior, a Prefeitura diagnosticou 148 casos novos e 7 óbitos.

Confira o cronograma

O início da primeira etapa na segunda-feira será junto à população em situação de rua, das 8h às 12h no Centro POP (Avenida Rubens Caramez, 1075 – Vila Aurora). Na ocasião, os técnicos vão disponibilizar a coleta de exames para identificar os casos de tuberculose, além de outras doenças como Sífilis, Hepatites virais e o vírus HIV.

Na mesma data, também começa um trabalho de orientação no Terminal Rodoviário de Itapevi junto aos passageiros das linhas municipais de ônibus. A ação será das 16h às 20h até o dia 19 de abril. Já a Estação Itapevi da ViaMobilidade irá sediar essa mesma ação, das 13h às 16h, do próximo dia 22.

Durante toda a ação, serão oferecidos exames rápidos aos frequentadores do Centro de Reabilitação Esperança, das 9h às 13h. Fora isso, todas as unidades da rede vão acentuar a busca ativa de casos. A partir do diagnóstico, os casos suspeitos são encaminhados para realização de exames mais específicos, tudo gratuitamente.

Conheça os sintomas

Entre os sintomas, estão a tosse por mais de três semanas com ou sem produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas nessa situação precisam procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para fazer o diagnóstico.

Se for constatada a doença, o tratamento é oferecido gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.