Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Itapevi assinou a autorização para a elaboração do projeto de construção da Escola do Futuro em regime de tempo integral, em Ambuitá. A unidade estará localizada na Estrada da Servidão, próximo ao Residencial Vila Bela Itapevi, e a área total do terreno é de 8.716 m². Esta é mais uma das 65 ações de aniversário da cidade.

A unidade de Ambuitá irá se somar às da Cohab e de Amador Bueno (em construção), além das escolas Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e Vila Dr. Cardoso, já em funcionamento. Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também planeja uma unidade no Jardim Bela Vista.

Vale reforçar que Itapevi conta com outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

A nova unidade em Ambuitá já entra num modelo moderno para mudar o paradigma da educação no município. A exemplo das demais que se encaixam nesse revolucionário conceito, a unidade atenderá centenas de alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos.

O projeto deverá contemplar piscina aquecida, laboratório e brinquedoteca, ateliê criativo, espaços para atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground e muito mais.

Educa Itapevi

A ação é parte do programa Educa Itapevi, uma iniciativa lançada em 2019 que tem como objetivo tornar a rede municipal de ensino referência nacional por meio do olhar cuidadoso e humanizado para a área da educação.

O programa prevê a reformulação da política pedagógica no município com a valorização dos docentes e incentivo ao uso da tecnologia educacional como formas de garantir a excelência no aprendizado dos estudantes.

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral, com o conceito de Escola do Futuro.

O programa prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040 com uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, que envolvem desde o a implementação do uso de alta tecnologia educacional com a adoção da plataforma Google for Education até a inserção de uma nova grade curricular baseada nas diretrizes do Ministério de Educação com novo modelo educacional, 23 disciplinas conectadas ao currículo moderno: Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Aluno Tutor

Ainda com pedagogia inovadora, a Prefeitura também oferece o inédito programa Aluno Tutor em sua 4ª edição para revolucionar a educação na cidade. A iniciativa faz parte do projeto de transformação digital implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google For Education.

O programa prepara os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, tornando-os multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula, e assim, protagonistas da cultura de inovação nas escolas.