A Prefeitura de Itapevi inicia, nesta terça-feira (26), as obras do Ecoponto do Jardim Rosemary. O espaço está situado na Rua Marcolino Bernardes com a Avenida Rubens Caramez. A iniciativa, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também é parte das celebrações de 65 anos do aniversário da cidade.

Com as obras, a cidade contará com quatro novos ecopontos: Cohab (Avenida Pedro Paulino, em frente à Escola Estadual Professor Paulo da Costa Pan Chacon, na Cohab Setor A), Vila Dr. Cardoso (ao lado do Viaduto Ameríndia, na Rua Nelson Ferreira da Costa) e Jardim Santa Rita (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, ao lado da Escola do Futuro do Jardim Santa Rita).

O novo equipamento será transferido de local para melhorar o atendimento público à comunidade e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. A gestão do serviço é feita pela empresa “Mais Itapevi”.

Infraestrutura

O novo espaço tem 380 m² e terá um contêiner administrativo e contêineres com capacidade de armazenamento de mil litros para o descarte de materiais recicláveis. Haverá também caçambas metálicas onde ficarão os resíduos de madeira com capacidade total de armazenamento de 5 m³.

No espaço, a população poderá descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha. O Ecoponto também recebe resíduos sólidos provenientes de entulho. São 50 quilos por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados. No local não são recebidos restos de poda de árvores e resíduos empresariais (armários, cadeiras, mesas e outros).

Descarte irregular de entulho

Com a instalação do quarto ecoponto, a Prefeitura irá endurecer a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos.

Para denunciar a irregularidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600.

É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.

A multa para quem for flagrado praticando a irregularidade pode chegar a R$ 21.040,00.

Cata-Bagulho

A população de Itapevi também pode solicitar os serviços do Cata-Bagulho diretamente à empresa Mais Itapevi via WhatsApp pelo telefone: (11) 91237-7500. Os pedidos deverão ser feitos em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solicitante deverá enviar apenas mensagens, ligações não serão aceitas.

O Cata-Bagulho recolhe apenas móveis velhos e sofás. Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.