Atrair novas empresas e profissionais interessados no empreendedorismo será a principal missão da Prefeitura de Itapevi durante a sua participação na Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae-SP. O evento acontece a partir da próxima segunda-feira (16) na São Paulo Expo, que fica na capital paulista. Na ocasião, a administração municipal vai apresentar os programas e a estrutura existentes na cidade para receber novos investimentos neste sentido.

Considerada uma das maiores do segmento, a feira se estenderá até o dia 19 de outubro, das 10h às 20h. A Prefeitura estará com um estande, com funcionários que mostrarão as ações desenvolvidas dentro do trabalho de gerar novos negócios. Dessa forma, a ideia será movimentar a economia de todo o município.

Entre as iniciativas que serão expostas no evento, está o Resolve Fácil Empresa, inaugurado em julho e conta com um amplo e moderno espaço montado especialmente para fomentar negócios em Itapevi. O local tem acesso à internet de alta velocidade, estações de trabalhos, ambientes para networking entre empresários, pessoas e a Prefeitura, além de um auditório para eventos. Além disso, englobou os principais projetos destinados ao empreendedorismo.

Um deles é o Hackathon, que cria maratonas de desenvolvimento inovador para reunir talentos tecnológicos. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que causem impactos tanto para o mundo empresarial quanto para o setor público.

Já o Hotel de Projetos estimula as iniciativas acadêmicas. Essa área do Resolve Fácil Empresas vai englobar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que geram ideias ou projetos inovadores que possibilitem transformá-lo em um negócio sustentável.

Para empresas

A Incubadora de Empresas oferecerá mentorias, treinamentos, cursos de capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios e conexão com o mercado por meio da Aceleradora de Startups. Já o Laboratório Maker é um espaço para empreendedores transformarem a teoria em prática. Um lugar destinado à criação de protótipos, desenvolvimento de softwares e outras novidades tecnológicas.

Sandbox

A cidade mantém ainda o Sandbox que é um conjunto de condições especiais simplificadas no município para as pessoas jurídicas poderem receber  autorização temporária para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentais, mediante o cumprimento de critérios e de limites previamente estabelecidos pelo órgão ou entidade reguladora.