A Prefeitura realiza, no dia 20 de outubro (domingo), a partir das 9h, a 4ª Cãominhada de Itapevi, com o tema “Diga não ao Abandono”. Vai ocorrer uma série de eventos, como a disputa do animal mais bonito e parecido com o dono, o menor e o maior, além de arrecadação de ração canina, apresentação dos cães e da banda da Guarda Municipal (GCM), entre outras.

O evento acontece na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, e tem como objetivo, além de promover a socialização de animais e seus donos, o debate sobre condições de acolhimento e de guarda responsável dos pets.

As inscrições para a 4ª Cãominhada acontecem no dia do evento, a partir das 8h, na Praça 18 de Fevereiro. Para participar será necessário a doação de 1kg de ração canina. As primeiras 100 pessoas que chegarem ao local acompanhadas de seus bichinhos ganharão camisetas personalizadas da atividade.

No local, a população também receberá orientações sobre o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, bem como poderá esclarecer dúvidas sobre todos os serviços oferecidos pela pasta. As atividades estão programadas para acontecer das 9h às 13h.

Sobre a 4ª Cãominhada

O evento que foi um sucesso nas últimas edições vai ter o ponto de concentração na Praça 18 de Fevereiro, a partir das 8h. A organização é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais com apoio da Segurança e Mobilidade Urbana do município.

A saída da Cãominhada, prevista para às 9h, acontece na Praça 18 de Fevereiro, percorre as avenidas Rubens Caramez e Cezário de Abreu, segue para a Rua Leopoldina de Camargo (Ita Shopping Centro) e retorna pelas mesmas vias sentido a Praça 18 de Fevereiro.

De acordo com os organizadores, todos os animais que participarão do evento deverão estar com coleira e guia e os cães ferozes deverão estar com guia e focinheira. Os alimentos arrecadados no ato da inscrição serão doados para entidades envolvidas na causa animal, conforme determinação do Departamento de Cuidados e Proteção aos animais.

Os alimentos arrecadados serão doados para organizações não-governamentais da cidade que cuidam de animais e participam do evento.

Além da caminhada, estão previstas diversas atividades, como a apresentação da Banda da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi.

Os cães policiais do Canil da GCM farão demonstrações simulando sua rotina de trabalho, como faro de detecção de entorpecentes, corrida de obstáculos e comandos de obediência por voz.

O evento deverá contar com tendas de hidratação e descanso para os cães, atrações para as crianças e sorteio de brindes.

Premiação para donos e pets

Também haverá sorteio de brindes e cinco premiações com troféus para os bichinhos que estarão, automaticamente, concorrendo nas categorias de pet mais exótico, menor e maior pet, além do mais carismático e mais parecido com o dono.

O evento deverá contar com tendas de hidratação para os cães e pintura de rostos para as crianças.

Sobre adoção de cães e gatos

Em Itapevi, é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação. Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, serviço de adoção responsável disponível a toda população.

Os interessados na adoção devem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos. Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.