Objetivo do evento é reunir estudantes e professores dos cursos de graduação oferecidos no Polo da UAB na cidade

A Prefeitura, por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil) Polo Itapevi, promove, nos dias 21 (quinta-feira) e 22 de novembro (sexta-feira), o I Seminário Integrador de Licenciaturas e Engenharias. O evento conta com a parceria da Secretaria de Educação do município, que cede o espaço para funcionamento do Polo e abrigará o Seminário (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro)

A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Não é necessária inscrição prévia. A ação é voltada para alunos que estudam no Polo UAB Itapevi e professores. A atividade reúne estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Instituto Federal São Paulo, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)

Estes cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

No caso dos encontros presenciais, as aulas acontecem na UAB Polo Itapevi. A Prefeitura é mantenedora da instituição de ensino. Neste espaço físico, os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo.

“O Seminário é uma atividade acadêmica que busca agregar conhecimento e troca de experiências na mesma semana para as áreas de licenciaturas e engenharias. É um espaço de vivência e de intercâmbio acadêmico entre os alunos do polo”, argumenta Gabriela Domingues, coordenadora do polo UAB de Itapevi.

Saiba mais sobre a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior em todo o país.

A Prefeitura de Itapevi firmou convênio em 2006 com o MEC para oferecer cursos de nível superior e pós-graduação vinculados às mais renomadas universidades públicas do Brasil, como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UNESP (Universidade Estadual do Estado de São Paulo), UTFPr (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e UFABC (Universidade Federal do ABC), além de cursos técnicos.

Funcionando em Itapevi desde 2007, o polo já ofereceu mais de 2 mil vagas nos cursos de graduação e licenciatura – Administração Pública, Pedagogia, Sistemas de Informação, Matemática e Educação Musical. Já foram oferecidas também mais de 500 vagas para cursos de especialização, atualização profissional e pós-graduação e mais de 1,2 mil vagas para os cursos de E-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil).

A UAB Polo Itapevi atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. O telefone para contato é 4143-8400 (Ramal 235) ou 4142-7854. O e-mail é secretaria.uabitapevi@gmail.com.

Confira a programação:

21 de novembro (quinta-feira):

19h – Abertura

19h10 – Mesa 1 – Desafios da Educação Contemporânea – Professores Convidados:

Amabile Nacle (Pedagoga e Terapeuta Ocupacional)

Edina Rosa (Mestra em Educação – PUC/SP)

José Carlos Brito Silva (Mestre em Educação – PUC/SP)

Melquisedec Chaves (Mestre em Crítica Literária – PUC/SP)

20h30 – Apresentação dos projetos elaborados pelos alunos dos cursos de Licenciatura

 

22 de Novembro (sexta-feira):

19h – Abertura

19h10 –  Mesa 2 – Perspectivas de atuação no campo das engenharias – Professor Convidado:

Rafael de Sá Mascarenhas (Mestrando em Sistemas de Informação pela USP e Especialista em Gestão de TI pelo IFSP)

20h30 – Apresentação dos projetos integradores desenvolvidos pelos alunos das engenharias