Oferecer atendimento integral e especializado à criança é um compromisso sério em Itapevi, cidade situada na região metropolitana da Grande São Paulo. O município realizou, nesta quarta-feira (30), a “1º Jornada pela Primeira Infância” em celebração ao Agosto Verde, mês da infância. A iniciativa aconteceu no Teatro Municipal, no Centro.

A ação cumpre a lei federal 14.617, promulgada em 11 de julho deste ano, tem ainda como objetivo ampliar conhecimentos técnicos dos profissionais que realizam atendimento à primeira infância (período de zero a seis anos de idade) no município, especialmente orientando os técnicos no acolhimento aos primeiros mil dias de vida da criança.

A 1ª Jornada foi uma iniciativa da Brinquedoteca Mundo Brincar, programa de proteção social básica vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Itapevi. Cerca de 300 pessoas da rede socioassistencial do município, profissionais do sistema de garantia de direitos, representantes de organizações da sociedade civil, profissionais da rede municipal de ensino, profissionais da saúde, Ministério Público e da OAB participaram do evento.

O evento contou com painéis, ocasião em que foram discutidos temas, como: a importância do brincar, criação de ambientes favoráveis e direitos da criança de brincar, além de arte e autismo.
Diante do tema, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), disse estar “empenhado na criação de mil vagas de creches na cidade”. “Também já estamos trabalhando na implantação do Programa Mãe Itapeviense, para dar apoio e amparo às mães, desde a gestação até os primeiros anos de vida das crianças. É assim, com muito cuidado e atenção que estamos construindo uma Itapevi cada dia melhor”, emendou.

Para a professora Dra. Maria Célia Rabello Malta Campos, presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), que palestrou sobre o tema ‘A importância do brincar na primeira infância’, “o brincar na primeira infância é uma forma de entender o universo infantil e fortalecer a relação de proximidade com a criança para a continuidade do seu aprendizado e do seu desenvolvimento global”, explicou.

No painel “Ambientes favoráveis ao brincar para viver o direito da infância”, a  professora Dra. Vera Melis, pós-doutora em Infância e Serviços Educativos, relacionou a  importância do planejamento dos espaços lúdicos com o brincar. “Tem a intenção de dar tempo para a criança explorar, criar, partilhar ideias, projetos e aprender”, disse.

Segundo Ercília Soares Silveira, psicopedagoga pela Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), que abordou o tema ‘A importância dos primeiros anos de vida’, o trabalho orientado por equipe multiprofissional em brinquedotecas “tem sido uma importante ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem e deve ser um espaço replicado pelos órgãos públicos de outras municipalidades com essa intencionalidade”, avaliou.

Já Tânia Freire, neuropsicopedagoga e arteterapeuta, que (falou) apresentou o painel “Arte e Autismo”, “apresentar novas possibilidades à criança e adaptar o que for necessário para a criança com deficiência garante a socialização e a experimentação de outras formas de convivência entre todos e facilita o vínculo e as relações sociais, pois crianças que confiam em suas próprias possibilidades, em suas ideias e brincam, crescem mais saudáveis e felizes”, finalizou.

A programação do evento contou com diversos depoimentos de famílias atendidas pela Brinquedoteca que validaram o trabalho realizado pelo projeto e mencionaram o quanto as crianças e os familiares tem se relacionado de forma mais saudável, com oportunidades de brincarem juntos, observarem o desenvolvimento da criança e o quanto é importante o espaço lúdico ofertado pela Prefeitura.