Um capítulo da História do Brasil pouco relatado nos livros será contada em Itapevi com a apresentação teatral “Pedro e Domitila”. A encenação com entrada gratuita acontece a partir das 19h30 do dia 14 de setembro, no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) e só foi possível graças a uma parceria da Prefeitura com o Núcleo Pedro e Domitila, que é beneficiária do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (ProAc), do Governo do Estado.

Os interessados podem solicitar o ingresso pelo link da Bilheteria Express (clique aqui). Ao acessar a solicitação virtualmente, é possível escolher o lugar desejado no teatro. A aquisição permitida é de um ingresso por CPF. Recomenda-se chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

A peça, que é uma comédia, tem classificação de 14 anos e duração de 75 minutos. A apresentação traz a trajetória do caso entre Dom Pedro I e Domitila – também conhecida como a Marquesa de Santos -, intercalada por cenas que revivem o período de escravidão no Brasil. O texto é de Ênio Gonçalves, com direção de José Geraldo Rocha. No elenco estão Andrea Neres, Bell Talarico, Rodrigo Bianchini e Zhé Maria.

Observados pelo olhar crítico de um casal escravizado, que representa a visão popular, o célebre casal estabelece uma relação com paixão, romantismo, ciúme, indiferença, ambição, poder e sofrimento. Realidade e ficção predominam os personagens através da poética teatral, projetando-os como visionários envolvidos numa paixão que abalou o império. Os acontecimentos são apresentados cronologicamente.

Como é a história
Tudo se inicia com os primeiros encontros em São Paulo, quando Dom Pedro I conhece Domitila, já separada de seu primeiro marido, pouco antes da Proclamação da República (7-9-1822). Após esse acontecimento histórico, o primeiro imperador do Brasil retorna ao Rio de Janeiro. Domitila o segue. Durante sete anos, como acontece com vários casais, o romantismo vai cedendo lugar à rotina e aos jogos de interesse de ambas as partes, até o rompimento final.

Dom Pedro I concedeu a ela o título de Marquesa de Santos em 1826. Com o imperador, Domitila teve cinco dos seus 13 filhos. Depois disso, ela se casou com o político paulista Tobias de Aguiar (1795-1857). No fim da sua vida, Domitila se dedicou à assistência social em São Paulo.

Peça “Pedro e Domitila”
Quando: quinta-feira, 14 de setembro