Até esta terça-feira (26), cidade recebeu 3,8 mil vacinas e tem capacidade para imunizar 1,9 mil trabalhadores da saúde

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Itapevi recebeu um novo lote de 1.600 doses da vacina contra a Covid. Ao todo, a cidade conta com 3.800 doses para imunizar 1,9 mil profissionais da saúde.

Neste novo lote, a vacina recebida foi produzida em parceria entre a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca. O primeiro lote do imunizante recebido foi a fabricada pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. A Prefeitura já solicitou mais doses ao Instituto Butantã, que por sua vez aguarda mais matéria prima da China para continuar a produção da vacina.

A administração municipal já possui os insumos, como: seringas e agulhas. Eles estão 100% garantidos para todo o público-alvo dessa fase da campanha.

Ambas as vacinas obrigatoriamente devem ser tomadas duas doses para garantir a eficácia do medicamento. Assim que for aplicada a primeira dose da vacina, o profissional já sairá da unidade com a data do retorno para receber a segunda dose da vacina.

Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário são os trabalhadores da área da saúde. Em breve, a Prefeitura irá informar o funcionamento da vacinação para os demais públicos, a começar pelo grupo prioritário de pessoas com idade igual e superior a 60 anos.

Os servidores municipais da saúde estão tomando a vacina nas próprias unidades onde atuam. As doses estão sendo racionadas, uma vez que a estimativa é de que a cidade tenha cerca de 5 mil profissionais, reunindo equipamentos, como: AME (Ambulatório Médico Estadual) de Itapevi, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Notre Dame, além dos demais equipamentos municipais da saúde. Contabilizando as clínicas particulares, são cerca de 8,5 mil profissionais.