Serviço de saúde pretende otimizar atendimento e garantir qualidade e tratamento mais digno ao cidadão

A Prefeitura já começou os trabalhos de limpeza e terraplanagem para a construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Briquet/Santa Cecília. A nova unidade está localizada na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, na altura do número 1791, e próximo à Rua Rafael Rossi.

A atual UBS do Jardim Briquet (Rua Nelson Ezequiel de Farias, 510) será fechada, assim que a nova construção ficar pronta. A obra é uma contrapartida em face da implantação do loteamento Colinas do Vale no Jardim Bela Vista, pela empresa ATS Empreendimentos Imobiliários Ltda.

A unidade será construída pela empresa e a Prefeitura fica responsável por montar a UBS com equipamentos e contratação de profissionais. Neste momento, a empresa analisa o projeto modificado elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos para, em seguida, dar início das obras.

O projeto de construção da UBS é considerado padrão III do Ministério da Saúde. Nestas instalações, há o Setor de Consulta, que reúne sala de recepção e espera, banheiros para PCD (pessoas com deficiência), quatro salas de consultório e acolhimento, sala de inalação, duas salas de consultório odontológico, sala de observação e procedimento, salas de coleta, vacina e curativos, além de estoque e dispensa de materiais.

Na área de serviços são instaladas salas de esterilização e guarda de materiais, almoxarifado, banheiros e vestiários para funcionários e salas administrativas e da gerência, além de copa. A unidade também contará com áreas administrativas para o depósito de resíduos comuns, contaminados e recicláveis.

A construção da UBS no Jardim Briquet/Santa Cecília é mais uma obra do programa Itapevida, iniciativa lançada no ano passado, que visa garantir a qualidade no atendimento da saúde de Itapevi e que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal.

O Itapevida é uma resposta aos problemas crônicos causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal. A ação foi construída a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

Além desta nova unidade, que está com os trabalhos em andamento, a Prefeitura já entregou nova frota de ambulâncias à população, alimentação nos três Prontos Socorros da cidade, implementou o novo CAPS Infantil e o Centro de Hemodiálise.

Também foram realizadas obras de manutenção em 10 unidades de saúde, instalada a Farmácia Central na Praça 18, entregue a Unidade Móvel de Saúde e expandido o atendimento até às 19h nas USFs (Unidades de Saúde da Família) do Vitápolis e Suburbano. Como melhoria ainda na área foi criada a nova USF no bairro Chácara Santa Cecília, o Centro Integrado de Saúde (CIS) e contratados mais médicos e profissionais de saúde para reforçar o setor.

A Prefeitura também implementa as unidades modelo e, em breve, deverá colocar em funcionamento a Central de Resgates, reunindo, em único local, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.