A Prefeitura de Itapevi deu início, na terça-feira (5), às disputas do jogo de taco na 2ª edição do JEI (Jogos Escolares de Itapevi), com a participação de cerca de 520 alunos de 7 a 11 anos, de 32 escolas municipais. A competição aconteceu no Cemeb Professora Neusa Marques Lobato, no Jardim Santo Américo, e reuniu no primeiro dia crianças de oito unidades de ensino.

Na próxima semana, nos dias 11, 12 e 14, acontecem as disputas entre alunos de mais 23 escolas, com as competições acontecendo das 9h às 15h30, sempre no mesmo local, para alunos do 2º ao 4º ano.

Cada unidade de ensino seleciona 10 crianças: cinco meninas e cinco meninos, uma vez que as competições são todas mistas. Os atletas receberão medalhas de participação e as escolas vencedoras, levam troféus.

No final de outubro, aconteceu a primeira etapa dos jogos na modalidade de atletismo para alunos do 3º ao 5º ano, no CEI (Centro de Iniciação do Esporte), no Alto da Colina.

O JEI é uma variação de modalidades esportivas do antigo JIM (Jogos Interescolares Municipais), iniciado em 2010 e que aconteceram até 2016. A competição atual é parte do programa municipal Aprendizagem pelo Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação.

A 1ª edição do torneio aconteceu no ano passado, com disputas em três modalidades: dodgeball, pique-bandeira e basquete sub-11. Participaram da competição cerca de 900 crianças de 32 unidades escolares.

Durante os jogos, as crianças selecionadas têm direito ao transporte e recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo custeado pela Prefeitura.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

Iniciativa da Secretaria de Educação, o programa tem 11 anos e conta com formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina de Educação Física. Ao subsidiar a prática do professor e estabelecer parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos. Atualmente, 114 professores da rede municipal de ensino fazem parte do programa.