Começou a todo vapor nesta segunda-feira (2) as aulas da Maratona do Enem 2021, cursinho preparatório promovido pela Prefeitura de Itapevi em parceria com o InfoEnem, antigo Cursinho Educação Popular (CEP). No dia 26 de julho foram iniciadas as apresentações do curso. As aulas acontecem no Cemeb Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, com previsão de encerramento no dia 26 de novembro.

Em sua 5ª edição, a Maratona ofereceu 500 vagas para moradores da cidade, que já tenham se inscrito no Enem 2021. De acordo com os organizadores, há cerca de 80 vagas disponíveis, sendo 50 delas para o período vespertino (tarde), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h10, e outras 30 para o período noturno (noite), também de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 21h20. Há também uma terceira turma aos sábados, mas já com todas as vagas preenchidas.

As inscrições podem ser feitas por meio do cadastro online pelo link https://is.gd/h10iEA . A matrícula presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, no Cemeb Bemvindo Moreira Nery (Avenida Pedro Paulino, 74, Cohab).

Assim como aconteceu em 2020 devido à pandemia, as aulas acontecem em duas modalidades: online (para aqueles estudantes que têm acesso à internet e computador) e presencial aos que não dispõem de acesso virtual. As aulas presenciais serão transmitidas ao vivo e simultaneamente a todos os matriculados.

Requisitos para participar da Maratona do Enem:

– Ser morador de Itapevi;

– Estar cursando ou ter concluído o último ano do ensino médio;

– Ter cursado o ensino fundamental ou médio em escolas públicas;

– Ter o número de matrícula da edição 2021 do Enem;

– Apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico/declaração escolar (matrícula presencial);

– Informar se é canhoto ou se é portador de deficiência.

Caso o aluno tenha pedido a matrícula para um período que não tenha mais vagas disponíveis, deverá aguardar a lista de espera. Será obrigatório efetuar matrícula e apresentar os documentos solicitados, em todas as inscrições feitas pela internet.

Como se inscrever

No ato da inscrição, o estudante deverá ter inscrição validada no Enem 2020 e anexar digitalmente documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência.

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

Sobre a Maratona

É ministrada pelo InfoEnem, antigo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque e também esteve na coordenação do cursinho preparatório de Itapevi em 2019 e 2020.

O curso oferece aulas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, quatro palestras e três simulados. Desde o ano passado, também foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.