A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), um treinamento especializado de inserção de cateter. A formação acontece no auditório da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro).

Foram qualificados 40 médicos clínicos e pediatras. Eles atendem em prontos-socorros (PS) e unidades básicas de saúde (UBS) do município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.

Os profissionais receberam certificados no término do curso. “Nosso objetivo é aprimorarmos o profissional e oferecermos qualificação para que ele possa melhor atender nossa população”, explica a secretaria de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi.

Durante a formação foram realizadas revisões anatômicas e fisiológicas do corpo humano para explicar as técnicas mais modernas de introdução de cateter, que é tubo ou uma sonda de materiais diversos, flexível ou rígido, que se introduz em canais ou cavidades do corpo para explorar órgão, injetar líquidos, esvaziar cavidades, efetuar investigações.

A formação foi realizada pela médica intensivista do HGI (Hospital Geral de Itapevi), Carolina Serafini de Araújo. O curso aconteceu em parceria com a empresa prestadora de serviços à Secretaria de Saúde, fornecedora do equipamento, e visa ainda qualificar os profissionais para uso e aprimoramento de técnica de colocação dos cateteres.