Primeiro cemitério público vertical e 100% biosseguro do país, o Memorial Parque Itapevi (Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab) da Prefeitura de Itapevi completa um ano de funcionamento neste sábado (3) e uma missa aberta ao público será celebrada às 10h, na capela do local, pelo Padre Pedro Becera, da Paróquia São José.

Neste primeiro ano foram realizados 1.138 sepultamentos e 1.486 velórios, sendo que 95 tiveram transmissão online a pedido dos familiares.

Cemitério moderno
O Memorial Parque conta com uma arquitetura moderna e total acessibilidade. Possui estrutura única em relação aos cemitérios públicos do país. No total são 3.256 lóculos.

Sem emendas, são estruturas produzidas em fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet. Com um sistema moderno, é possível a realização de sepultamentos mais seguros ambientalmente, pois não contamina o ar, o solo ou o lençol freático. Além disso, reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.

Isso é possível porque existe uma tecnologia única dos lóculos hermeticamente fechados, que trata os gases resultantes da decomposição humana permitindo o lançamento para o meio ambiente sem efeitos poluidores.

Outra vantagem é a otimização do espaço. A proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Transmissão online dos velórios
As salas do Memorial Parque possuem tecnologia de ponta que possibilita a transmissão ao vivo online do velório. A ação, com autorização dos familiares, permite que outros parentes e amigos de todo mundo possam participar de maneira online da última homenagem.

O ambiente tem paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis, além da iluminação de LED. O Memorial Parque é utilizado para os novos sepultamentos desde o início de suas operações.

Antigo cemitério foi interditado
A parte pública do antigo cemitério, no Jardim Julieta, foi interditada e no local não acontece mais velório e sepultamentos. Todos os corpos enterrados serão exumados e a Prefeitura construirá a Praça da Paz no espaço.