Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou, nesta terça-feira (21), o abastecimento de água tratada encanada e potável para as primeiras 600 residências do bairro Chácara Monte Serrat. Com isso, a medida irá beneficiar diretamente cerca de 2,5 mil pessoas na região nesta primeira etapa de ligações. Até o final de janeiro de 2022, a previsão é que um total de 8 mil pessoas sejam contempladas com o fornecimento regular de água no bairro.

​O evento oficial do anúncio aconteceu na esquina da Estrada José Augusto F. Carmaneiro com a Serra das Divisões, no bairro Chácaras Monte Serrat. A ligação será feita por etapas. Inicialmente, foram beneficiadas as residências da parte baixa e até o dia 31 de janeiro, as casas da parte alta.

Nesta primeira fase de abastecimento de água potável, foram contempladas as seguintes vias: Estradas Serra das Divisões, da Forquilha, do Mombaca, Itapaje, Jaguaruana, José Augusto F. Carmaneiro, Juazeiro do Norte, Lagoa da Mangueira, Lagoa de Itapema, Serra do Jairi, Anapurus, das Jaqueiras, de Indaiatuba, do Pau Brasil, do Pinheiral, dos Cipós, dos Cristais  (antiga Romaria), dos Girassóis (antiga Azaleia), dos Manacás, dos Pinheiros, Lagoa dos Patos, Serra da Juréia, Serra da Piedade, Serra do Aguirre, Uirapurus; as ruas das Laranjeiras, Francisco Bortholotto; as vielas Brasil e Lagoa dos Patos e a Travessa dos Pinheiros.

Na segunda etapa deverão receber água potável os moradores que residem nas Estradas Cruz Grande, do Gonçalo, Particular da Cruz Grande, Cruz de Pedra e Convento das Madres. Os serviços garantirão, por completo, o abastecimento de água tratada nos bairros de Monte Serrat e Nova Cotia, com previsão contratual até o ano de 2024.

A Sabesp executa obras para atendimento à população por meio do contrato de programa firmado junto à Prefeitura. Em Nova Cotia, as obras deverão se manter ao longo do prazo de contrato, seguindo o término, em 2024.

As melhorias fazem parte de diálogos frequentes entre a Prefeitura e a Sabesp exigindo melhorias para a cidade de Itapevi. Ainda em fevereiro do ano passado, o município e a Companhia assinaram acordo público que previa investimentos de mais de R$ 230 milhões em novas obras para complementação da coleta e tratamento de esgotos e implantação do sistema de abastecimento de água para mais de 20 mil pessoas nestes dois bairros Monte Serrat e Nova Cotia, distantes do centro da cidade.

Os investimentos em Itapevi fazem parte da ampliação da oferta e aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pela Companhia aos moradores da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

De acordo com a Sabesp, a empresa avança na execução de grandes obras que beneficiam mais de 220 mil moradores de Itapevi com investimentos essenciais para promover mais saúde, melhor desempenho social, conforto, oportunidades somadas à valorização imobiliária e de mercado à população.

Conforme dados da Sabesp, sobre a coleta de esgoto, as tratativas se referem ao bairro Monte Serrat, cujas obras estão na fase de projeto, com previsão de atendimento até 2033, conforme estabelecido em acordo com o Ministério Público.

Segundo a Sabesp, no bairro Monte Serrat, foram implantadas 100% das redes que abastecem a região. Em Nova Cotia, as obras estão em fase de conclusão de projeto, com execução prevista até 2024.

Mais melhorias em Itapevi

A Companhia implantou o novo Reservatório Santa Cecília, o início das operações aconteceu em outubro deste ano. Este novo Reservatório e a implantação de aproximadamente 20 quilômetros de adutoras de grande porte capacitadas para atender aos mais de 220 mil habitantes de Itapevi por mais de 30 anos.

São Lourenço

Segundo a Concessionária, Itapevi é beneficiada pelo conjunto de obras decorrentes da entrada em operação do Sistema Produtor São Lourenço, novo sistema de abastecimento construído pela Sabesp para garantir a segurança hídrica na RMSP.

Os investimentos foram de mais de R$2 bilhões para atender mais de 2 milhões de habitantes na Região Oeste. O complexo de obras gerou mais de 5 mil empregos diretos na região, além de ações de infraestrutura para garantir água com qualidade e reduzir as perdas no sistema.

Mesmo diante da pandemia, a Sabesp ainda organiza atividades de educação socioambiental nas regiões do município onde são executadas obras, como a distribuição de material didático, palestras com foco no uso racional da água e na preservação do meio ambiente, além da realização de visitas monitoradas às instalações da Companhia intensificadas pela Companhia com o apoio da Prefeitura.