Itapevi vai ganhar um espaço inédito. A Praça da Cidadania (Rua Penélope, no Parque Wey) com áreas para lazer, cultura e qualificação profissional. O novo dispositivo foi obtido mediante a assinatura do termo de convênio junto ao Governo do Estado de São Paulo, no dia 3 de agosto do ano passado.

Nesta semana aconteceu o processo licitatório promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. A estimativa é de que a empresa contratada comece a executar a obra em maio. A expectativa é que fique pronto no final do segundo semestre deste ano. O Estado arcará com as despesas de construção e a administração municipal cedeu o terreno.

A Praça da Cidadania é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Os cursos profissionais serão ministrados com formação nas seguintes áreas: Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar.

A elaboração do projeto técnico foi executada pela Prefeitura e pelo FUSSP em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O acordo estabelece processo participativo do espaço entre o poder público municipal e o Estado junto à comunidade.

Atualmente existem três unidades da Praça da Cidadania: em Santo André, no bairro de Paraisópolis, em São Paulo e em Guarulhos.

Como vai funcionar em Itapevi

Na área externa do terreno, o local contará com academia ao ar livre, pista de caminhada de 200 metros, quadra poliesportiva com arquibancada, área de jogos, playground, jardim de chuva e horta comunitária.

Escola de Qualificação Profissional

Levar oportunidade e mais condições à comunidade em situação de vulnerabilidade social. É assim com a implantação das Escolas de Qualificação Profissional com administração do Centro Paula Souza. O edifício vai ter 386 m² e serão realizados os cursos de Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, além de duas Salas Multiuso, para atividades culturais e comunitárias em parceria com a Prefeitura, Banco do Povo, lavanderia e sanitários.