A sexta Escola do Futuro de Tempo Integral de Itapevi que está sendo construída em Amador Bueno já atingiu 40% das obras executadas. A previsão de entrega do novo equipamento é para o segundo semestre de 2023.

As obras da nova unidade educacional foram iniciadas em fevereiro. A escola está localizada na Rua Padre Gerard, esquina com a Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva e terá capacidade para atender 1 mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), seguindo o mesmo modelo das unidades do Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso.

O prédio terá dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais.  Serão 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedotecas, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida, auditório e parque externo, com playground.

Cohab

Em setembro, a Prefeitura iniciou as obras da Escola do Futuro da Cohab, que será localizada na Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a R. Jamanduá, no Setor A. O prazo de finalização da obra é de 18 meses.

Também já estão sendo planejadas outras duas escolas do futuro, no Jardim Julieta e no Bela Vista.

Mais unidades de tempo integral

Além das novas construções, a Prefeitura está promovendo a readequação das escolas já existentes para transformá-las em unidades de tempo integral.

Em até 10 anos, todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental seguirão o modelo Escola do Futuro.

Em 2020, o CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Profª Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, foi a primeira unidade a passar por remodelação para atender às especificações da nova metodologia.

A segunda adaptação foi, em 2021, no CEMEB Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso, que atualmente atende cerca de 500 alunos.

A próxima escola a ser adaptada será o CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

Matrículas

A matrícula dos estudantes da rede municipal de ensino de Itapevi é feita por meio de geolocalização, que identifica alunos que moram no entorno da escola.