Nesta quinta-feira (9) foram iniciadas as obras da Praça da Cidadania (Rua Penélope, no Parque Wey), que serão executadas pelo Governo do Estado, via empresa licitada, com cessão da área pela Prefeitura de Itapevi.

O espaço inédito na cidade contará com áreas para lazer, cultura e qualificação profissional. O novo dispositivo foi obtido mediante a assinatura do termo de convênio junto ao Governo do Estado de São Paulo, no dia 3 de agosto do ano passado.

A empresa responsável pela realização das obras iniciou a colocação dos tapumes e iniciou a instalação do canteiro. A expectativa é de que o equipamento fique pronto no final do segundo semestre deste ano.

A Praça da Cidadania é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Os cursos profissionais serão ministrados com formação nas seguintes áreas: Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar.

A elaboração do projeto técnico foi executada pela Prefeitura e pelo FUSSP em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A parceria estabelece processo participativo do espaço entre o poder público municipal e o Estado junto à comunidade.

Atualmente existem três unidades da Praça da Cidadania: em Santo André, no bairro de Paraisópolis, em São Paulo e em Guarulhos.

Como vai funcionar em Itapevi

Na área externa do terreno, o local contará com academia ao ar livre, pista de caminhada de 200 metros, quadra poliesportiva com arquibancada, área de jogos, playground, jardim de chuva e horta comunitária.

Escola de Qualificação Profissional

Levar oportunidade e mais condições à comunidade em situação de vulnerabilidade social. É assim com a implantação das Escolas de Qualificação Profissional com administração do Centro Paula Souza. O edifício vai ter 386 m² e serão realizados os cursos de Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, além de duas Salas Multiuso, para atividades culturais e comunitárias em parceria com a Prefeitura, Banco do Povo, lavanderia e sanitários.