Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a concessionária ViaMobilidade deverá concluir em outubro o alargamento da passagem inferior sob a linha férrea na estação de Ambuitá. Após a finalização das obras, o local permitirá o tráfego nos dois sentidos. Consequentemente, esse dispositivo viário permitirá um melhor escoamento de veículos naquele trecho.

A passagem em desnível liga a Rua Doutor José Alexandre Crosgnac à Estrada de Araçariguama e à Rua Sabrina das Dores. Os serviços começaram no fim de abril. Além das duas direções de fluxo de carros, o espaço remodelado também contará com uma calçada de 1,20 metro de largura para a circulação de pedestres com mais segurança.

A expectativa é de que o trecho destinado para as pessoas a pé seja liberado bem antes do prazo estipulado para os carros. Com o alargamento, a passagem reformulada contará com uma altura de 5 metros e duas faixas de veículos, com 3,42 metros de largura cada.

Atualmente, os funcionários que executam as obras têm terminado os serviços de drenagem e de colocação de estacas laterais responsáveis pela estrutura da passagem. Com o andamento dos trabalhos, o prazo de execução pode ser considerado adiantado, pois a previsão inicial da ViaMobilidade era de um ano.

Para as obras, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) efetuou interdições no tráfego. Os agentes de trânsito têm auxiliado os motoristas e pedestres nos bloqueios na Avenida Dr. José Alexandre Crosgnac.

Melhorias para Itapevi

Ao vencer a concorrência para operar a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno), em 20 de abril de 2021, a ViaMobilidade garantiu uma série de melhorias para Itapevi. Além do alargamento da passagem, o consórcio se comprometeu em reconstruir a estação Ambuitá e reformar as estações Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Também está prevista a construção de uma passarela de ligação da Avenida Leda Pantalena à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva. O novo acesso dos pedestres passará sobre a linha férrea.