A Prefeitura de Itapevi está com inscrições abertas para diversas oficinas culturais da Escola Livre de Teatro e Circo. Interessados podem se inscrever até sexta-feira (9), na secretaria da Escola Municipal Livre de Teatro e Circo (Av. Luiz Manfrinato, 194, Centro, 2º andar).

Roda de Leitura, Jogos Teatrais e Improviso, Jogos Lúdicos Infantis, Iluminação Cênica, Maquiagem Artística, e Condução de Carreira são as oficinas disponíveis. As aulas são gratuitas e começam já em agosto.

Segundo a direção da escola, as oficinas foram criadas para atender a novas demandas do curso de teatro e circo, já que durante os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, professores e alunos sentiram a necessidade de ações e atividades complementares.

Na oficina de Roda de Leitura, por exemplo, haverá leitura e discussão de textos teatrais antigos e contemporâneos. Já Iluminação Cênica e Maquiagem Artística formarão técnicos para auxiliar na produção de espetáculos realizados no município.

As três oficinas terão duração de seis meses, assim como a oficina de Condução de Carreira, que ajudará no planejamento da carreira artística, preparação para audições e criação de portfolio.

Com duração mais curta, as aulas de Jogos Teatrais e Improviso serão ministradas em seis encontros e o público é a partir dos 13 anos de idade.

Já a oficina de Jogos Lúdicos Infantis é destinada ao público acima de sete anos e conta com atividades lúdicas, contação de histórias e brincadeiras.

Aulas em Itapevi

Gratuitos, os cursos de teatro e circo têm como objetivo o desenvolvimento e aprofundamento artístico, filosófico e cultural dos estudantes. Atualmente, a Escola Livre de Teatro e Circo tem cerca de 400 alunos.

O curso de Teatro é dividido em quatro módulos de seis meses cada, nos quais os alunos aprendem sobre História do Teatro, Práticas Teatrais, Jogos, Preparação de Espetáculos e Sensibilização Artística. Já o curso de Circo tem o objetivo de impulsionar novas possibilidades expressivas, com aulas de acrobacias, malabares, portagens e clown, dentre outros.

As inscrições para o segundo semestre estão abertas até 9 de agosto. Ao todo, são 320 vagas, das quais 290 para teatro e 30 para circo. As inscrições devem ser feitas diretamente na unidade, que fica na Avenida Luiz Manfrinato, 194, 2º andar, Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-1871 (Ramal 24).

Mostra teatral

A Prefeitura realizou, entre os dias 10 e 28 de julho, a 27ª Mostra de Teatro de Itapevi, promovida pelos alunos da Escola Livre de Teatro e Circo. Os espetáculos aconteceram na Comunidade Kolping Cristo Rei, com apresentações gratuitas.

Mais de duas mil pessoas prestigiaram a mostra que é já é tradição na cidade. As atividades consagram a preparação artística semestral dos 400 estudantes da unidade. No ano passado, a programação foi vista por 1,4 mil pessoas.