A Prefeitura de Itapevi autorizou, nesta quinta-feira (11), a compra de equipamentos para a nova Creche do Jardim Rosemary, que está quase pronta e passará a funcionar em breve para cuidar de 200 alunos do berçário e pré-escola. Serão atendidas as crianças com idades entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. A inauguração faz parte das 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

As obras foram iniciadas pela Prefeitura de Itapevi em março do ano passado, em uma área situada na Rua Serra do Norte, 155 e foram possíveis graças aos recursos obtidos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também houve contrapartida da Administração Municipal, que ficou à frente da condução dos serviços.

A creche seguirá os moldes do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), mantido pelo governo federal. A gestão da nova unidade ficará por conta da Organização Social (OS) Alcançando Vidas, que também cuidará da Creche Primeiros Passos Vereador Denis Lucas de Oliveira, a ser inaugurada nesta sexta-feira (12), com 400 vagas.

Atualmente, as obras da creche alcançaram 92% de conclusão. Funcionários responsáveis pelos serviços realizam o acabamento do prédio que irá abrigar a nova unidade.

Detalhes da creche

Dentro do programa Proinfância, a nova unidade contará com 1.317,99 metros quadrados de área construída, num terreno de 2,4 mil metros quadrados. As crianças matriculadas serão atendidas em dois turnos – manhã e tarde. A distribuição dos alunos será no formato creche e pré-escola.

A creche está subdividida em três faixas etárias. A fase I dará atenção a bebês de 0 a 11 meses. Os alunos com idades entre 1 ano e 1 ano e 11 meses ficarão na faixa II. A III contará com menores de 2 anos até 3 anos e 11 meses. A pré-escola terá crianças de 4 até 5 anos e 11 meses.

O que terá

A unidade do Jardim Rosemary contará com dois blocos térreos distintos (A e B), que serão interligados por uma circulação coberta. No bloco A, funcionarão duas salas de atividades de creche, dois fraldários, uma sala de amamentação e também a parte administrativa, como secretaria, salas dos professores, da direção, o almoxarifado, lactário e lavanderia, além de outros serviços de apoio à unidade.

O bloco B da creche terá quatro salas de atividades de creche, outras quatro para pré-escola, além de uma sala multiuso, além de sanitários tanto para suprir as necessidades das crianças e também destinados aos professores.

A creche contará ainda com playground, jardins, um castelo d’água e a área de estacionamento.