Preocupada com a dengue, a Prefeitura de Itapevi programa uma série de ações preventivas e especiais para conter a doença ainda neste ano e no início de 2024. Enquanto isso, o município conta com a participação de população com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses urbanas (dengue, zika e chikungunya).

Dentre as ações, estão previstas mobilização social, controle do vetor e atividades preventivas. Os trabalhos envolvem um esforço conjunto entre as secretarias de Educação; Infraestrutura e Serviços Urbanos e o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais.

Neste ano, foram confirmados 24 casos de dengue e três casos de Chikungunya, um segue em investigação. Dois casos suspeitos de zika foram descartados.

Como eliminar os focos
A população é parte fundamental no combate ao mosquito. Todo cidadão deve fazer sua parte vistoriando sua residência, local de trabalho e vizinhanças.

Focos do mosquito devem ser combatidos com a eliminação de recipientes com água parada. A destinação correta do lixo e o descarte de copos e garrafas em lixeiras, além da limpeza periódica das calhas, são ações fundamentais para garantir que o mosquito não se reproduza.

Outras medidas são: tampar ralos e vasos sanitários, verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, limpar semanalmente com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas é encontrada nestes locais.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo, ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Mutirões de vistoria e eliminação de criadouros
Agentes de endemias do Setor de Controle de Vetores de Itapevi deverão percorrer, no início do ano que vem, os bairros com maior índice de infestação do mosquito, priorizando áreas e criadouros que possam estimular a reprodução do Aedes.

Os mutirões serão realizados todos os sábados com datas a serem definidas em breve. Os trabalhos serão realizados de fevereiro a maio de 2024.

Os trabalhos contarão com a presença da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, via Cata Bagulho, em ações de limpeza dos bairros para eliminação dos criadouros com maior risco de transmissão.