Objetos recebidos farão parte de acervo municipal e ficarão em exposição em prédios e locais públicos

A Prefeitura de Itapevi aceitará, a partir de janeiro, doação de obras artísticas que serão expostas permanentemente em próprios públicos. O objetivo do projeto é agregar valor aos prédios públicos e à paisagem da cidade, além de estimular a educação artística e cultural dos moradores.

Em 2017, a Administração já recebeu a doação de duas obras de arte: uma escultura em madeira do artista plástico Susumo Harada e, em dezembro, uma peça de aço inoxidável, de cerca de 7 metros de altura, do artista Lúcio Bittencourt Rodrigues, conhecido como Bittencourt. A instalação denominada Pirâmide Humana, está exposta na Praça Carlos de Castro, no centro da cidade.

Além de facilitar o acesso da população a obras de arte, o projeto também dá a oportunidade para artistas exporem seus trabalhos e serem valorizados e conhecidos por meio da exposição em locais de fácil acesso ao público.

A Prefeitura receberá as propostas de doação a qualquer tempo, dando preferência a artistas locais e/ou obras com valor histórico ou cultural relacionadas ao Município e seus costumes.

Interessados em participar do projeto podem se inscrever pelo e-mail doandoarte@itapevi.sp.gov.br, enviando seus dados pessoais, fotos do objeto a ser doado e descrição técnica da obra, além do motivo da doação.

Os trabalhos serão analisados por uma comissão formada por representantes das Secretarias de Planejamento, Cultura e Justiça. Serão aceitas obras que estejam dentro do espírito do projeto. A doação também ficará condicionada à existência de lugar apropriado para a exposição da obra, que deverá ficar em locais que tenham condições adequadas de conservação e segurança, além de serem abertos ao público.