Intervenções garantem maior fluidez de veículos e de pessoas, além de assegurar espaço mais moderno e seguro à população

Neste sábado (22), a Prefeitura de Itapevi entregou à população duas importantes obras de infraestrutura: a reforma da rotatória da Cohab e a revitalização da Praça Carlos de Castro, no Centro. Além de garantir maior fluidez de veículos e de pessoas pela região, as obras trazem ar de modernidade e melhor infraestrutura e segurança às pessoas.

Comerciantes, vendedores ambulantes, taxistas e a população como um todo foram beneficiados com a readequação dos espaços públicos.

Segundo Márcia Miranda, 30, comerciantes e moradora do Jardim Paulista, tanto a praça quanto a rotatória estavam obsoletas. “Havia uma ponte que servia como ponto de tráfico no Centro e envergonhava quem chegava à Itapevi pela estação de trem. Agora, temos algo mais digno e moderno, com visão de futuro”, destacou. “A rotatória ficou mais ampla, limpa e ágil”, completou.

O ajudante geral, Francisco Gladstone Peixoto, 56, que vive na Vila Santa Rita, elogiou o trabalho da Prefeitura. “É uma cidade com outra cara, melhor, mais organizada e com mais investimentos. A praça liga rapidamente às ruas e avenidas e a estação de trem ao comércio. Já a rotatória possibilita que mais pessoas e veículos passem pelo local em menos tempo. Uma revolução para quem mora há 33 anos na cidade”, frisou.

As entregas contaram com apresentação natalina da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi e da Banda Jovem da corporação, crianças e adolescentes que integram o projeto “Música contra Violência”, iniciativa da GCM que, desde 2011, já formou mais de 800 jovens músicos na cidade com faixa etária entre 10 e 15 anos.

Rotatória da Cohab

Iniciada em outubro de 2017, quando a Prefeitura deu início à canalização do córrego Barueri-Mirim no trecho da rotatória, as obras de readequação viária na Cohab fazem parte do programa Cidade Bela.

O projeto contou com a construção de novos acessos e de novas áreas de passeio com pista compartilhada para ciclistas e pedestres, bem como a criação de gradis para controle de acesso aos pedestres, jardinagem, recape das vias e instalação de nova iluminação.

As ações contaram também trabalhos de fresagem e recapeamento da Avenida Feres Nacif Chaluppe, como parte do pacote de melhorias. Essas ações integraram o projeto Travessia Segura e tiveram como objetivo aumentar a segurança para os pedestres e redução da taxa de mortalidade no trânsito na região.

As obras de readequação viária da rotatória da Cohab incluíram intervenções urbanísticas e de infraestrutura nos acessos à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, sentido Amador Bueno, Avenida Pedro Paulino e ainda Avenida Rubens Caramez.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, Ramon Medrano de Almada, pasta que acompanhou o desenvolvimento das intervenções, as obras na rotatória e entorno tiveram como objetivo dar maior fluidez no trânsito e combater o engarrafamento do local. Elas foram feitas aos poucos, por etapas, para não causar o estrangulamento no fluxo de veículos e pedestres.

As obras da rotatória foram custeadas com recursos municipais.

Praça Carlos de Castro

As obras de reurbanização começaram no final de julho. As intervenções, que também integram o programa Cidade Bela, revitalizaram o espaço público, além de melhorar o trânsito na região.  Os trabalhos duraram  cinco meses.

Como parte do conjunto de obras, a Avenida Feres Nacif Chaluppe também recebeu intervenções de readequação viária no trecho entre a estação Itapevi da CPTM até a rotatória da Cohab. Esse mesmo trecho recebeu uma pista compartilhada para pedestres e ciclistas e recapeamento, além de ter as calçadas reformadas em ambos os sentidos da via.

As obras incluíram implantação de uma lombofaixa (faixa de pedestre com elevação) na travessia entre a Praça Carlos de Castro e a estação de trem. Foi criada ainda uma pista de desaceleração de velocidade na Avenida Feres Nacif Chaluppe para acessar a Rua Joaquim Nunes. Além disso, a praça passou a ter saída única, ligando a Feres Nacif à Rua Joaquim Nunes no sentido bairro.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, as melhorias foram realizadas com o objetivo também de preparar a região para receber a futura passarela de pedestres da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além de assegurar maior fluidez de veículos de uma via à outra.

As obras foram custeadas com recursos Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento). Em novembro de 2017, a Prefeitura obteve R$ 1,5 milhão do fundo junto ao Governo do Estado de São Paulo para financiar obras de revitalização.

A Praça ganhou a estátua ‘Pirâmide Humana’, que simboliza a solidariedade do povo itapeviense. A obra foi doada pelo escultor Lúcio Bittencourt. A administração, inclusive, criou projeto para receber a doação de obras artísticas.

A Prefeitura também está licitando as obras para a construção de um abrigo de ponto de táxi na Praça com dispositivos em USB para que moradores possam carregar seus celulares e utilizar os serviços.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.