A maior galeria de arte urbana da região e uma das maiores do Brasil

O corredor Oeste, no centro de Itapevi, não é mais o mesmo. No sábado foi entregue para a população, a West Side Gallery, a maior galeria urbana da região e uma das maiores do Brasil, com 630 metros lineares e 3.784 metros quadrados, com grafites em diversos estilos. Para ter uma ideia de comparação, a obra de Itapevi é quase quatro vezes maior que o Beco do Batman, que fica na Vila Madalena, na capital.

Os artistas Luna Bastos, Sipros, Chivitz, Minhau, Xguix, Cripta Djan, Waleska Nomura, entre outros, passaram uma semana empenhados nos seus desenhos. O começo dos trabalhos foi no domingo (04). No total, 18 artistas convidados pintaram essa galeria, entre eles, 9 são moradores do município.

Para comemorar essa obra que revitalizou uma área que antigamente era deteriorada. A Prefeitura organizou um evento, com uma série de apresentações de artistas regionais, mais diversas atividades para crianças e foods trucks, onde mais de 1 mil pessoas compareceram para prestigiar.

De onde veio a inspiração

A inspiração veio da galeria da capital da Alemanha, Berlim, a Est Side Gallery que também revitalizou uma obra e se transformou num ponto turístico alemão.

“A grande muralha de Berlim foi pintada com arte ressignificada. E aqui de alguma forma a gente está ressignificando o espaço também. Transformando a vida das pessoas que passam aqui por meio da arte”, diz Marina Bortoluzzi, curadora e fundadora e sócia do Instagrafite.

Dentre os artistas envolvidos nesse projeto cultural inovador, estão os artistas Cripta Djan, com obras em diversos lugares da capital e vários países. Ele homenageou o município com um texto. Entre os moradores de Itapevi estão o Sipros, grafiteiro com longa experiência e também o responsável pelo desenho da fachada da Secretaria Municipal da Educação, no centro de Itapevi. E a Tuka, que atua como arte educadora e orientadora em projetos sociais, oficinas e eventos culturais.

A idealização do projeto é da Prefeitura de Itapevi, com patrocínio da empresa Lopes Supermercados e curadoria da Instagrafite.

Para patrocinar a iniciativa, a Lopes Supermercados participou de chamamento público aberto pela Prefeitura. “Com sete anos no município de Itapevi, é com grande satisfação que vamos contribuir efetivamente com o fortalecimento da arte urbana. Valorizar a cultura e as iniciativas locais integram as políticas da rede que completa 45 anos e conta com 30 lojas”, destacou Fabiana Tarsitano Mourão, representante da unidade em Itapevi.