Servidores usarão rosa no dia 27 para conscientizar contra o câncer mais comum nas mulheres

A Prefeitura realiza, na quarta-feira (27), o Dia D de Conscientização Contra o Câncer de Mama, o mais comum entre as mulheres brasileiras. Neste dia, os mais de cinco mil funcionários municipais itapevienses estão convidados a vestir uma peça de roupa rosa, em alusão ao Outubro Rosa.

Esta é mais uma ação que se soma às atividades promovidas neste mês para conscientizar a população sobre a importância da realização de exames preventivos contra a doença que acomete cerca de 60 mil mulheres a cada ano.

Todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer a mamografia, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, não há fila de espera para a realização do exame e a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano.

O exame é agendado por meio de guia médica que deve ser solicitada à equipe de enfermagem nas unidades básicas de saúde ou no Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde) para encaminhamento à rede de atendimento especializada.

Causas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em cada 10 casos da doença, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e, num país tropical como o Brasil, a exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.

Medidas simples de prevenção, com a adoção de alimentação saudável, prática de atividades físicas e realização de exames preventivos, como a mamografia, podem ajudar a reverter o cenário do câncer de mama no país.

Sintomas

A mulher deve procurar ajuda médica em casos de caroço, vermelhidão, pele endurecida, áreas estufadas, feridas, coceiras, saída de líquido do bico do peito (sem apertar) de cor vermelha ou transparente como a água ou local endurecido.

O exame de mamografia é o mais eficiente para identificar a doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95% dos casos.

Em casos raros, o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de registros da doença.