Com a chegada da vacina, município vai vacinar cerca de 8,5 mil pessoas na primeira fase da campanha da vacinação

Zelando pela vida, a cidade de Itapevi iniciou, nesta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19. A cidade recebeu 2.200 doses da vacina, na terça-feira (19) e primeiramente serão vacinados 1.100 profissionais que trabalham na linha de frente dos Prontos-Socorros e Hospitais do município.

A primeira pessoa imunizada em Itapevi foi o funcionário Nelson Ribeiro Pedroso que trabalha no PS Central. Esses 1.100 profissionais receberão a segunda dose em 21 dias após a aplicação da primeira.

A Prefeitura já solicitou mais doses ao Instituto Butantã, que por sua vez aguarda mais matéria prima da China para continuar a produção da vacina.

A administração municipal reforça que os insumos, como: seringas e agulhas já estão 100% garantidos para todo o público-alvo dessa fase da campanha, cerca de 8,5 mil pessoas.

Como parte das ações estratégicas de planejamento, a Prefeitura também definiu as regras para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, que começam possivelmente, no dia 23 de fevereiro. Além do Plano de Ajuda Econômica aos cidadãos, comerciantes e empresários da cidade.

Como funciona a vacinação

Todas as 15 unidades de saúde da cidade realizarão a campanha de vacinação contra a Covid-19. As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Nas unidades Dr. Nicanor A. Oliveira (Rainha), Parque Suburbano e Vitápolis, que têm horário estendido de funcionamento, a vacinação vai até as 18h30.

Obrigatoriamente devem ser tomadas duas doses para garantir a eficácia do medicamento. Assim que for aplicada a primeira dose da vacina, a pessoa já sairá da unidade com a data do retorno para receber a segunda dose da vacina, que acontecerá em 21 dias.

Quem for se vacinar deve apresentar o RG e o Cartão do SUS ou CPF, assim como levar a carteira de vacinação tradicional.

Quem vai tomar a vacina neste momento

Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário são os trabalhadores da área da saúde. Em breve, a Prefeitura irá informar o funcionamento da vacinação para os demais públicos, a começar pelo grupo prioritário de pessoas com idade igual e superior a 60 anos.

Os servidores municipais da saúde irão tomar a vacina nas próprias unidades onde atuam. Os demais trabalhadores desta área que não fazem parte da rede municipal serão agendados de acordo com cadastro prévio e mediante o envio do e-mail com documentação requerida para vacina.covid@itapevi.sp.gov.br.

A vacinação contará com a presença de Guardas Civis Municipais para realizar a segurança das doses.

As doses serão racionadas, uma vez que a estimativa é de que a cidade tenha cerca de 5 mil profissionais, reunindo equipamentos, como: AME (Ambulatório Médico Estadual) de Itapevi, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Notre Dame, além dos demais equipamentos municipais da saúde. Contabilizando às clínicas particulares são cerca de 8,5 mil profissionais.

Retomada das aulas no dia 23 de fevereiro

Para o início do ano de letivo de 2021, as aulas presenciais estão programadas para começar no dia 23 de fevereiro, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes, com 35% de presença física de alunos dentro de sala de aula. As atividades à distância serão mantidas de forma a complementar a grade curricular estudantil e não prejudicar a qualidade da aprendizagem.

Cuidados especiais em sala de aula

Para a retomada das aulas presenciais, a Prefeitura irá disponibilizar álcool em gel em todas as salas de aulas. Todas as unidades educacionais da cidade contarão com termômetros digitais.

Os alunos com mais de quatro anos e funcionários da educação terão direito à máscara e deverão utilizá-las durante o período de aula e mesmo dentro ou fora das dependências escolares, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários.

As escolas também terão à disposição sabonete líquido em todos os banheiros, material didático do SESI e a entrega dos uniformes, em fase de confecção final, garantidos.

Plano de Ajuda Econômica

Aos contribuintes, moradores, comerciantes e empresários da cidade, a Prefeitura enviará projeto de lei à Câmara, no dia 22 de janeiro, para propor um Plano de Ajuda Econômica às vítimas do novo Coronavírus e que precisam pagar os impostos atrasados, como: IPTU, ISS e, taxas sem juros, sem multas e com parcelamento.