Após as fortes chuvas que atingiram Itapevi, nesta segunda-feira (18), a Prefeitura intensificou a limpeza das ruas afetadas. Os bairros que mais sofreram foram o Centro, Jardim Rainha, Vila Santo Antônio, Parque Suburbano, Vitápolis, Cardoso e Jardim Hokkaido.

Segundo a Defesa Civil de Itapevi, choveu num período de 1 hora e cinquenta minutos, cerca de 95mm, número muito acima do normal para um período tão curto de tempo, o que prejudicou o escoamento rápido e natural das águas.

Assim que a água escoou, por volta das 20h, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos iniciaram a limpeza, com a lavagem das ruas e retirada do barro, até as 2h da madrugada.

Os serviços foram retomados às 7h desta terça-feira e ainda continuam. A operação conta com 70 homens, sete caminhões pipas, cinco caminhões basculantes e um caminhão compactador.

Agentes da Defesa Civil, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e um grupamento da Guarda Civil Municipal de Itapevi – treinado especialmente para essas ações – atenderam as ocorrências e continuam de prontidão, já que também há previsão de chuvas para hoje.

Nesta terça-feira (19), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social também estão fazendo o atendimento às famílias que tiveram suas casas alagadas. Onde dão orientação e, conforme o caso e a situação de vulnerabilidade da família, defere concessão de benefícios eventuais por conta de perdas na enchente, tais como cesta básica de alimentos, colchões e produtos de limpeza.

Combate às Enchentes

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Itapevi irá concluir as obras de canalização do Córrego Paim, entre a Cohab e o Parque Suburbano, para reduzir congestionamentos na região e eliminar os frequentes alagamentos e enchentes provocados pelas chuvas.

O córrego está sendo canalizado parcialmente entre a Praça da Rotatória Fioravante Belli, na Cohab, e a Rua Domingos da Silva. São 569 metros de canalização, sendo 349 metros em canal aberto e 220 metros em canal fechado.

Nos últimos três anos, a Prefeitura entregou para a população os piscinões Vitápolis, Suburbano e Sapiantã, além da canalização do rio Barueri-Mirim, onde foram investidos mais de R$ 100 milhões.

Estas obras têm permitido o escoamento rápido das águas após o término das chuvas. Antigamente, quando Itapevi não possuía os piscinões, o alagamento, em alguns pontos, demorava dias para escoar.

Itapevi integra o grupo de 175 municípios mais vulneráveis do Estado no período de chuvas, por isso, a Prefeitura tem investido forte em obras de prevenção.

Participação da comunidade

O engajamento da população é fundamental para que Itapevi não seja afetada pelas enchentes durante o período de chuvas. Jogar lixo nas ruas e descartar entulho em campos abertos, córregos e rios dificulta o trabalho do poder público.

A Prefeitura disponibiliza o EcoPonto para facilitar a vida dos cidadãos. O equipamento fica na Rua Licínio Avelino da Costa, 151, no Jardim Rosemary, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quem não puder levar o descarte no local pode ligar 4205-4345 e solicitar o serviço de Cata-Bagulho. Nele, a Prefeitura vai até a casa do morador e coleta objetos como sofás, colchões, camas, pneus, geladeiras, armários e fogões.