A partir das 6h desta sexta-feira (10), motoristas devem evitar acessar a região central em período de compras de final de ano. A Prefeitura de Itapevi irá interditar para carros, ônibus, motocicletas e caminhões a via da Praça Carlos de Castro (Avenida Rubens Caramez) até a Avenida Brasil, no Centro.

O trecho de cerca de 850 metros de extensão será reaberto apenas no dia 2 de janeiro. O objetivo da iniciativa é oferecer maior segurança aos pedestres que circulam na área central neste final de ano para que as compras possam ser realizadas de forma tranquila e organizada e a população possa trafegar normalmente nas ruas e calçadas neste trecho interditado.

Quem passar pelo local deverá acessar como vias alternativas as ruas Leopoldina de Camargo, Joaquim Nunes e Pedro Luís Garcia. Para auxiliar os motoristas, um veículo do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) ficará estacionado no início da Praça Carlos de Castro orientando os motoristas sobre as possíveis rotas para fugir do trânsito. Agentes também estarão espalhados auxiliando no escoamento e fluxo de veículos e de pedestres pela região.

Serão liberadas as passagens apenas de pequenos veículos que abastecerão os comércios locais, mas tudo com a supervisão dos agentes do Demutran.

Protegendo o cidadão e consumidor

Pensando ainda na segurança de todos que circulam no Centro, a Prefeitura reforçou o policiamento na região do Centro da cidade. Desde o dia 1º de dezembro, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi estão nas principais ruas e avenidas do comércio para dar mais conforto e tranquilidade às compras de Natal e Réveillon com a implementação da Operação Natal Seguro. O policiamento segue até o dia 31 de dezembro.

Além de proteger os comerciantes, a iniciativa coíbe a prática de crimes, como as saidinhas de bancos e pequenos roubos e furtos.

Dicas para fazer suas compras de forma segura

Ao sair de casa, é importante prevenir-se e evitar que idosos saiam de casa sozinhos para ir a bancos. Não deixe bolsas e celulares no banco dos carros quando estes estiverem estacionados e evite andar com grande quantidade de dinheiro. As mulheres devem andar com suas bolsas sempre à frente do corpo para evitar furtos ou roubos.

Em casos de emergência e de suspeita, entre em contato com a GCM pelos telefones 153 e 199 e com a Polícia Militar pelo 190 (24 horas).