Os desafios de administrar a cidade não se limitam à construção apenas de novos equipamentos públicos, mas também em olhar com carinho e atenção para o capital mais significativo: a sua população. Com essa visão, a Prefeitura de Itapevi lança o programa Amparar, com o objetivo de auxiliar o cidadão em situação de vulnerabilidade social.

O programa conta com uma série de ações da administração municipal, como por exemplo, acolhimento para as pessoas que vivem nas ruas em noites frias, oferecimento de refeições gratuitas, além de unidades de saúde para atendimento psicológico, espaço de convivência para pessoas em situação de rua, intermediação de vagas de trabalho, entre outros.

Acolhimento Noturno

Agora, se você viu alguém dormindo na rua e quer ajudar, é possível mandar mensagem com a localização para o WhatsApp do Serviço de Acolhimento Noturno da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania: (11) 93944-8985. O plantão funciona todos os dias, das 19h à meia-noite.

Nas madrugadas frias, as ações são intensificadas junto às pessoas em situação de rua para que possam pernoitar em segurança. Vale reforçar que a Prefeitura realiza esse trabalho noturno o ano todo.

Ainda dentro desse olhar junto à população em situação mais vulnerável, a administração municipal também está promovendo o Bazar do Acolher, em diversos locais da cidade para distribuição das roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho 2023.

Logo abaixo, alguns serviços oferecidos pela Prefeitura que auxiliam os mais necessitados:

Restaurante Bom Prato

Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 279 – Cohab

Café da manhã: A partir das 7h – Valor R$ 0,50

Almoço: A partir das 10h30 – R$1,00

Jantar: A partir das 17h – R$ 1,00

Pessoas em situação de rua acompanhadas pelo Centro Pop podem obter cadastro para utilizar o Bom Prato gratuitamente. (Avenida Rubens Caramez, 1.075 – Vila Aurora), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)

Avenida Rubens Caramez, 1075 – Vila Aurora

Telefone: (11) 4142-6080

Serviço: promove atendimento e acompanhamento da população em situação de rua por meio de acolhimento com espaço para higiene pessoal e lavagem de roupas, apoio para conseguir documentos pessoais, guarda de pertences, informações sobre trabalho e esclarecimento de dúvidas sobre como ter acesso aos seus direitos.

Resolve Fácil

Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde

PAT –(Posto de Atendimento ao Trabalhador)

Telefone: (11) 4143-9200

Serviço: Cadastro de vaga de emprego

CAPS III – Espaço Conviver (24h)

Rua Joaquim Lemos, 17 – Vila Aurora

Telefone: (11) 4142-5595

Serviço: Atendimento psicológico

CAPS III AD (Álcool e Droga) – Reconstruir (24h)

Estrada da Divisa, 1955 – Vila Nova Itapevi

Telefone: (11) 4774-2983

Serviço: Atendimento a usuários de álcool e drogas.