Se existe alguma suspeita ou desconfiança de ter adquirido alguma doença sexualmente transmissível, é possível tirar essa dúvida de maneira ágil. A Prefeitura de Itapevi realiza testes rápidos para detecção do vírus HIV e de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em todas as suas unidades da rede municipal de saúde, de segunda à sexta-feira. O horário é das 7h às 15h.

O serviço está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nas USFs (Unidades de Saúde da Família) do Parque Suburbano (Rua Alphélia Josefina Simionato Moreno, 275) e do Jardim Vitápolis (Rua Nelson Ferreira da Costa, 853). O interessado pode comparecer ainda no SAE (Serviço de Assistência), que funciona provisoriamente na Avenida José Michelotti, 194– Cidade Saúde.

O resultado também é divulgado de forma bem ágil. Demora, em média, 30 minutos para sair. Além de passar pelos testes, a população também pode retirar preservativos gratuitamente. É possível conferir os endereços de todas as UBSs (clique aqui).

O oferecimento desse serviço faz parte do trabalho da Prefeitura de conscientizar o público em geral sobre a importância do teste rápido como uma aliada para um diagnóstico precoce. A constatação é essencial para que a pessoa com HIV não desenvolva a AIDS, por meio do controle desse vírus no organismo com os medicamentos disponíveis.

Sintomas
Os principais sintomas da AIDS são febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações no coração e inflamação das meninges nos casos graves. Esses indícios duram de três a oito semanas durante a fase aguda.

Já no período crônico, surgem os distúrbios no coração, no intestino e/ou no esôfago. Os dados são do Ministério da Saúde.

Melhor prevenção
O uso de preservativos nas relações sexuais é a melhor maneira de se prevenir da doença. O vírus HIV é contraído pelo contato com sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para ocorrer o contágio, a secreção precisa ser absorvida pelo organismo de outra pessoa.

Isso acontece na relação sexual (heterossexual ou homossexual), no compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação.