A Prefeitura promove, no dia 15 de setembro, das 8h às 17h, na Escola do Futuro Tarsila do Amaral (Avenida Rubens Caramez 1000 – Parque Suburbano), a 2ª Edição da Jornada Pedagógica intitulada “Práticas ativas na perspectiva da equidade no ensino com foco na cultura indígena”. A iniciativa é da Secretaria de Educação do município.

O evento deverá contar com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas entre professores, gestores da rede municipal de ensino, diretoria regional de ensino, servidores da Câmara Municipal, membros da Comissão da Promoção da Igualdade Racial – Proracial e de outras secretarias municipais.

Serão 750 participantes nos eventos divididos nos períodos da manhã e da tarde.

O objetivo da iniciativa é organizar a jornada de boas práticas como um momento único para reunir profissionais da educação municipal e da rede estadual em um trabalho intersetorial para expandir conhecimentos e conscientizar sobre a implantação da lei federal 11.645/08 nas escolas da cidade.

A legislação estabelece as diretrizes e bases da educação para incluir no currículo oficial da rede a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nas disciplinas oferecidas na grade curricular do estudante.

O evento contará com palestra de Wilmar da Rocha D-Angelis, co-fundador e atual coordenador geral da Ong Kamuri. Ele é indigenista, educado e linguista. É ainda co-criador e mantenedor do Portal Kaingang.

O profissional dividirá espaço com Juracilda Veiga, também co-fundadora e coordenadora geral da Kamuri. Ela é indigenista desde 1979, doutora em Ciências Sociais e etnólogo indígena. Antropóloga da Fundação Nacional do Índio desde 2006, Juracilda trabalha com educação indígena desde 1983, inclusive na formação de professores indígenas. Coordena atualmente o projeto de revitalização linguística das línguas indígenas em São Paulo e assim como Wilmar é co-criadora e mantenedora do Portal Kaingang.

A jornada ainda contará com a palestra do indígena Verá Alcides, que virá com cerca de mais 12 pessoas da tribo para palestrar sobre vida e história da comunidade na aldeia. Ele é uma liderança da aldeia Kalipety, trabalha como agente ambiental, com foco na recuperação de áreas degradadas.  Desempenha o trabalho de guia de turismo na aldeia e atua fazendo palestras sobre sua cultura tradicional.

Confira a programação completa:

8h – Recepção dos participantes

8h15 – Abertura do evento – Apresentação da Escola Livre Municipal de Dança

8h45 – Palestra: “Cultura Indígena” – Interculturalidade e práticas pedagógicas: construindo caminhos para a inclusão no currículo escolar contemporâneo – Prof. Wilmar da Rocha D’Angelis e Juracilda Veiga

10h15 – Café Cultural – Apresentação de Violão

10h45 – Palestra com Verá Alcides e apresentação de Danças Indígenas – Comunidade Indígena Kalipety

13h – Recepção dos participantes

13h15 – Abertura do evento – Apresentação da Escola Livre Municipal de Dança

13h45 – Palestra: “Cultura Indígena” – Interculturalidade e práticas pedagógicas: construindo caminhos para a inclusão no currículo escolar contemporâneo – Prof. Wilmar da Rocha D’Angelis e Juracilda Veiga

15h15 – Café Cultural – Apresentação de Violão

15h45 – Palestra com Verá Alcides e apresentação de Danças Indígenas – Comunidade Indígena Kalipety