Nesta segunda-feira (17), Itapevi promoveu a palestra com o tema “Tudo o que eu posso ser – A inclusão do espectro autista”. O evento aconteceu na Escola de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano. A palestrante foi Anita Brito, doutora em Neurociências e pós doutoranda em Neurobiologia do TEA (Transtorno do Espectro Autista) pela Universidade de São Paulo e uma das maiores especialistas no assunto no Brasil.

A iniciativa, que contou com cerca de 200 convidados, abordou temas, como: a importância da inclusão escolar e social, impacto da pandemia em pessoas com deficiência, entendendo os transtornos do neurodesenvolvimento na inclusão escolar, entre outros.

“Trouxemos uma palestra baseada em ciências, evidências e vivências pessoais. Pais e mães devem unir-se aos projetos e ideias sugeridas pelas escolas, devem buscar informações reais em fontes científicas seguras e nunca desistir ou abandonar filhos com autismo. Esta é uma luta diária e bastante significativa”, explicou Ana Brito.

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, Itapevi entrou na onda da campanha do mês “Abril Azul”, e está realizando diversas atividades pedagógicas para levar mais conhecimento, sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, em todas as escolas municipais.

No CAPS Conviver (Rua Joaquim Lemos, 17 – Vila Aurora) serão realizados ainda dois eventos: um no dia 24 de abril (segunda-feira), às 10h, uma palestra sobre o Dia Mundial da Saúde, e outro no dia 25 de abril (terça-feira), às 10h, uma palestra sobre a Conscientização do Autismo. Também estão sendo realizados encontros, rodas de conversas e outras atividades.

Carteirinha Ciptea

Em agosto de 2022, a Prefeitura iniciou a emissão da “Carteirinha do Autista” – Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) na cidade. Já foram entregues cerca de 335 carteirinhas.

O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar o serviço.

Como solicitar:

Para solicitar a Carteirinha, o interessado deve acessar o site da Prefeitura e clicar no link https://ciptea.itapevi.sp.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios, anexar os documentos solicitados e enviar a solicitação para análise.

O andamento da solicitação também é acompanhado pelo link acima. Além disso, toda vez que o status da solicitação é alterado, o solicitante é notificado via e-mail.

Prazo de entrega

O prazo de entrega é de aproximadamente 10 dias úteis após aprovação do cadastro. A retirada é feita no Resolve Fácil (R. José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde)

A entrega do Ciptea acontece exclusivamente no Resolve Fácil. Após a emissão, o requerente receberá e-mail orientando a retirada no local. Para retirar a Carteira, a pessoa com autismo ou o responsável legal (cuidador da pessoa com autismo) deve apresentar o documento de identidade.